Formação em psicologia na unifesp e reflexos da política de assistência estudantil: uma revisão narrativa e um relato de experiência

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Data
2021-01-25
Autores
Silva, Edvan Washington Pereira da [UNIFESP]
Orientadores
Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
Esta é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é dissertar a respeito das possíveis interfaces entre as políticas de assistência estudantil na perspectiva da permanência universitária, bem como investigar quais são os tipos de implicações que essas políticas engendram, a partir da inserção inédita de uma nova leva de estudantes em ambientes acadêmicos por meio de políticas de acesso às universidades públicas; por fim, apresentamos uma narrativa sobre a constituição de marcas durante o processo de formação universitária e profissional desse novo perfil discente. Para tanto, propõe-se dois movimentos: primeiro, realizamos um levantamento bibliográfico em bases de dados online sobre textos acadêmicos que abordem os temas de interesse do presente estudo – a permanência estudantil; a análise dos dados foi feita a partir dos artigos encontrados online. Segundo, apresentamos um relato de experiência do próprio autor, versando sobre seu processo de formação no curso de Psicologia na UNIFESP, entre os anos de 2016 e 2020. Este relato tem o objetivo de explicitar, em uma perspectiva particular, as marcas dos processos de permanência estudantil e do impacto das políticas de assistência ao estudante na formação universitária.
This is a qualitative research that aims to narrate about the possible interfaces between student assistence policies in the perspective of the permanence in the university, as well as investigate which types of implications they engender, from the inedit insertion of a new wave of students in academic enviroments through policies of access to public universities; lastly, we present a narrative about the constitution of marks during the university and professional educational process of this new student profile. Therefore, two movements are proposed: first, a bibliographic survey on online databases that address the topics of interest in this study – the permanence in the university; data analysis was made based on the articles found online. Secondly, we present an experience report made by the author, talking about his own educational process in UNIFESP, between 2016 and 2020. This report aims to make explicit, in a particular perspective, the marks of the permanence in the university process, and the assistence policies impact, in college education.
Descrição
Citação
SILVA, Edvan Washington Pereira da. Formação em psicologia na unifesp e reflexos da política de assistência estudantil: uma revisão narrativa e um relato de experiência. 2021. 89f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
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