Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional: Framework Técnicas para Aplicar o RPG em disciplinas EaD

Imagem de Miniatura
Data
2020-08-08
Autores
Nunes, Jéssica [UNIFESP]
Orientadores
Garbe, Gisele [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso de Graduação em Design Educacional visa apresentar um projeto de Design de um Framework de Técnicas para aplicar o RPG em disciplinas EaD. O objetivo central do projeto é criar um framework para orientar os docentes sobre o uso do RPG, como estratégia pedagógica na própria disciplina Online. Tendo em vista que há uma carência de iniciativas e artigos acadêmicos acerca do uso do RPG como estratégia na educação, no hodierno projeto pesquisa-se sobre a temática com foco em criar técnicas e conceitos da aplicação do RPG na modalidade a distância, a fim de atender ao objetivo de criar um framework para apoiar o professor na elaboração da própria disciplina EaD com estratégia Role-Playing Game. Diante disso, realiza-se no vigente trabalho uma pesquisa bibliográfica, para confirmar a hipótese da utilidade e necessidade de um framework para demonstrar o potencial do RPG como instrumento pedagógico e para ser uma ferramenta aprovada de auxílio ao professor na jornada de implantar o RPG na própria disciplina.
The present work of conclusion of the Undergraduate course in Educational Design aims to present a Design project of a Framework of Techniques to apply RPG in distance learning disciplines. The main objective of the project is to create a framework to guide teachers on the use of RPG, as a pedagogical strategy in the Online discipline itself. Bearing in mind that there is a lack of initiatives and academic articles about the use of RPG as a strategy in education, in the present project research on the theme is focused on creating techniques and concepts of the application of RPG in the distance modality, in order to meet the objective of creating a framework to support the teacher in the development of his own distance learning discipline with a Role-Playing Game strategy. Therefore, a bibliographic research is carried out in the current work, to confirm the hypothesis of the usefulness and need for a framework to demonstrate the potential of RPG as a pedagogical tool and to be an approved tool to assist the teacher in the journey of implementing RPG in discipline itself.
Descrição
Citação
NUNES, Jéssica Vanderlei. Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional: Framework Técnicas para Aplicar o RPG em disciplinas EAD. 2020. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.