Objetivos Baseados em Valores na Definição de Ações do SSM: Estudo de Caso na Inclusão de Estudantes NEE

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Data
2019-12-10
Autores
Francozo, Rafael Verao [UNIFESP]
Orientadores
Belderrain, Mischel Carmen Neyra [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Real world problems are complex, and this complexity translates into the absence of elements that allow us to define objectives, constraints, and resources, in addition to, what the actual problem to be considered is. Such problems may require broad changes in underlying policies, assumptions, and objectives, making it necessary to define clearly the real problems to be addressed and the true objectives to be reached. Education for students with special educational needs is a complex problem with context-dependent dynamics that are difficult to address. This study developed an approach to identify and define undesirable states in a given problem situation. In addition, the designed models led to a more desirable state in accordance with the objectives of those involved. To achieve this objective, an approach based on problem structuring methods was built to: 1) Focus on the context of a problematic situation under consideration; 2) Define objectives based on stakeholder values; and 3) Steer the situation towards change in line with the defined objectives. The constructed approach was applied in a teaching unit to address the issue of education for students with special educational needs. The application of the approach resulted in benefits such as the clear definition of how education for these students is understood in the institution, with special attention to the target audience regardless of clinical report. It also helped to identify the real problems and goals, by deconstructing established concepts. This study contributes to the specialized literature on Operational Research by guiding systemic planning for objectives based on stakeholder values. This contribution helps to set limits, guide, and prioritize the planning of necessary changes. As a social contribution, the study provides a structured means to identify the necessary practices for the effective inclusion of students with special educational needs, which helps to make society more inclusive, humane, and supportive.
Problemas no mundo real são complexos, essa complexidade se traduz na ausência de elementos que permitam definir objetivos, restrições e recursos bem como qual é o problema de fato a ser considerado. Não obstante, tais problemas podem demandar amplas mudanças em políticas, pressupostos e objetivos subjacentes, o que faz necessário definir claramente os reais problemas a serem tratados e os verdadeiros objetivos a serem alcançados. O atendimento educacional para estudantes com necessidades educacionais específicas é um problema complexo com dinâmicas dependentes do contexto e difícil de ser tratado. O presente estudo tem como propósito desenvolver uma abordagem que permita identificar e definir estados indesejados em determinada situação problemática e planejar modelos que conduzam para um estado mais desejável em acordo com os objetivos dos envolvidos. Para atingir este propósito foi construída uma abordagem baseada em métodos de estruturação de problemas que permite: 1) abstrair o contexto de uma situação problemática em consideração; 2) Definir os objetivos baseados nos valores dos envolvidos e; 3) Conduzir a situação para mudanças em sintonia com os objetivos definidos. A abordagem construída foi aplicada em uma unidade de ensino visando tratar a questão de atendimento educacional para estudantes com necessidades educacionais específicas. A aplicação da abordagem resultou benefícios tais como a clara definição de como a educação para estes estudantes é compreendida na instituição: atenção especial ao público-alvo independente de laudo clínico. Possibilitou ainda identificar os verdadeiros problemas e objetivos, desconstruindo conceitos estabelecidos. Este estudo contribui com a literatura especializada em Pesquisa Operacional ao orientar um planejamento sistêmico pelos objetivos baseados nos valores dos envolvidos. Essa contribuição permite estabelecer limites, orientar e priorizar o planejamento de mudanças necessárias. Como contribuição social o estudo fornece um meio estruturado para identificação de práticas necessárias para efetiva inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas, o que contribui para transformação da sociedade para um estado mais inclusivo, humano e acolhedor.
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