Efetividade de intervenção multicomponente sobre parâmetros antropométricos e de composição corporal em estudantes de baixa renda com excesso de peso
Data
2019-04-25
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
INTRODUCTION: The risks of obesity in children and adolescents are not limited to complications in adulthood, since numerous comorbidities associated with excessive adiposity have their genesis as early as childhood. In addition, excess body fat is a major risk factor for the development of cardiovascular disease. In view of the high prevalence of overweight in children and adolescents, it is essential to develop strategies to prevent and treat obesity at an early age. Among the various possibilities of intervention, the offered school environment has been proposed as a way to combat the global obesity epidemic. PURPOSE: To verify the effectiveness of multicomponent intervention on anthropometric parameters and body composition in children with excess body mass. METHODS: A longitudinal quasi-experimental study was carried out with 102 schoolchildren (53 girls) aged 7 to 10 years old in the city of São Paulo, with excess body mass (body mass index [BMI] age> 1 z score). Measurements were made of circumference of the neck, waist, hip and tricipital, subscapular and calf skinfolds. During 16 months the students were submitted biweekly to reflexive and nutritional education groups and weekly physical activity sessions supervised by a physical education professional. Health-related educational activities (theoretical and practical) were carried out regularly with parents and teachers. RESULTS: Significant reduction of BMI z-score according to gender from 1.99 ± 0.70 to 1.80 ± 0.76 (p> 0.01) and in (95% CI: 2,84-3,40 (P> 0.01) .The measurements of the circumferences of the neck, waist and hip increased during the follow-up period (p <0.01). was effective in modulating the degrees of severe obesity from 25.31% to 22.56%, from 18.30% to 15.93% overweight from 15.68% to 19.05% and a normal weight from 0% to 19% , 36%. CONCLUSION: Multicomponent intervention with a duration of 16 months in a school environment was effective in the recovery of nutritional status of schoolchildren.
INTRODUÇÃO: Os riscos da obesidade em crianças e adolescentes não são limitados a complicações na vida adulta, visto que inúmeras comorbidades associadas à excessiva adiposidade têm sua gênese já na infância. Além disso, o excesso de gordura corporal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Frente à alta prevalência de sobrepeso em crianças e adolescentes, é essencial o desenvolvimento de estratégias que visem a prevenção e o tratamento da obesidade em idades precoces. Dentre as diversas possibilidades de intervenção, às ofertadas no ambiente escolar tem sido proposta como uma forma de combate à obesidade. OBJETIVO: Verificar a efetividade da intervenção multicomponente sobre parâmetros antropométricos e de composição corporal em crianças com excesso de peso. MÉTODOS: Estudo quase-experimental longitudinal conduzido com 102 escolares (53 meninas) de 7 a 10 anos do município de São Paulo, com índice de massa corporal (IMC) >1 escore z para a idade. Foram realizadas medidas de massa corporal, estatura, circunferência do pescoço, cintura, quadril e dobras cutâneas tricipital, subescapular e panturrilha. Durante 16 meses os escolares foram submetidos quinzenalmente a grupos reflexivos e de educação nutricional e semanalmente realizaram sessões de atividade física supervisionada por profissional de educação física. Atividades educacionais relacionadas à saúde (teóricas e práticas) foram realizadas regularmente com pais e professores. RESULTADOS: Redução significativa do IMC z-escore de acordo com o sexo de 1,99 ± 0,70 para 1,80 ± 0,76 (p>0,01) e na (IC 95%: 2,84-3,40 (p>0,01). As medidas das circunferências do pescoço, cintura, quadril aumentaram durante o período de acompanhamento(p<0,01). Não foram verificadas alterações na adiposidade (p>0,05). A intervenção mostrou-se efetiva na modulação dos graus de obesidade grave de 25,31% para 22,56% obesidade de 18,30% para 15,93% sobrepeso de 15,68% para 19,05% e peso normal de 0% para 19,36%. CONCLUSÃO: A intervenção multicomponente com duração de 16 meses realizada em ambiente escolar foi efetiva na recuperação do estado nutricional de escolares.
INTRODUÇÃO: Os riscos da obesidade em crianças e adolescentes não são limitados a complicações na vida adulta, visto que inúmeras comorbidades associadas à excessiva adiposidade têm sua gênese já na infância. Além disso, o excesso de gordura corporal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Frente à alta prevalência de sobrepeso em crianças e adolescentes, é essencial o desenvolvimento de estratégias que visem a prevenção e o tratamento da obesidade em idades precoces. Dentre as diversas possibilidades de intervenção, às ofertadas no ambiente escolar tem sido proposta como uma forma de combate à obesidade. OBJETIVO: Verificar a efetividade da intervenção multicomponente sobre parâmetros antropométricos e de composição corporal em crianças com excesso de peso. MÉTODOS: Estudo quase-experimental longitudinal conduzido com 102 escolares (53 meninas) de 7 a 10 anos do município de São Paulo, com índice de massa corporal (IMC) >1 escore z para a idade. Foram realizadas medidas de massa corporal, estatura, circunferência do pescoço, cintura, quadril e dobras cutâneas tricipital, subescapular e panturrilha. Durante 16 meses os escolares foram submetidos quinzenalmente a grupos reflexivos e de educação nutricional e semanalmente realizaram sessões de atividade física supervisionada por profissional de educação física. Atividades educacionais relacionadas à saúde (teóricas e práticas) foram realizadas regularmente com pais e professores. RESULTADOS: Redução significativa do IMC z-escore de acordo com o sexo de 1,99 ± 0,70 para 1,80 ± 0,76 (p>0,01) e na (IC 95%: 2,84-3,40 (p>0,01). As medidas das circunferências do pescoço, cintura, quadril aumentaram durante o período de acompanhamento(p<0,01). Não foram verificadas alterações na adiposidade (p>0,05). A intervenção mostrou-se efetiva na modulação dos graus de obesidade grave de 25,31% para 22,56% obesidade de 18,30% para 15,93% sobrepeso de 15,68% para 19,05% e peso normal de 0% para 19,36%. CONCLUSÃO: A intervenção multicomponente com duração de 16 meses realizada em ambiente escolar foi efetiva na recuperação do estado nutricional de escolares.