Comparação de diferentes arquivos digitais utilizados como ferramenta de aprendizagem por um grupo de médicos do programa de residência em Radiologia

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Data
2019-06-27
Autores
Hiagon, Renan [UNIFESP]
Orientadores
Szarf, Gilberto [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Purpose: To compare three different digital medical file systems for medical image storage, concerning the system effectiveness for academic purposes, system performance effectiveness, system security and information retrieval. Methods: a cross-sectional study was conducted from 2015 to 2017 in which fourth-year residents of Radiology and Diagnostic Imaging Residency Program assembled the same case file, which was installed in three different systems: MIRC, proposed by the Radiological Society of North America, Google Drive and One PACS. The systems were tested by first-to-fourth year residents who answered a structured questionnaire using a 5-point Likert scale. Results: As a digital teaching file system, MIRC was superior to Google Drive and One PACS in all evaluated questions. MIRC was considered effective for academic purposes by 93.3% of residents, followed by Google Drive (64.2%), both had an effective performance for 87.5% and 60.8% of residents, respectively, and were considered insurance systems by 93.3% and 71.7%, respectively, and 97.5% of residents consider MIRC able to recover information. Conclusion: MIRC system provides efficient teaching file tools in a PACS environment. Although MIRC has not yet been implemented as a departmental solution, future enhancements to Google Drive platform can also form the basis of an environment for radiology teaching.
Objetivo: Comparar três diferentes sistemas de arquivos digitais de ensino para armazenamento de imagens médicas, quanto à eficácia do sistema para fins acadêmicos, eficácia do desempenho do sistema, segurança do sistema e recuperação da informação. Métodos: estudo transversal realizado de 2015 a 2017, no qual médicos residentes de quarto ano do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem montaram o mesmo arquivo de casos, que foi instalado em três diferentes sistemas: MIRC, proposto pela Radiological Society of North America, Google Drive e One PACS. Os sistemas foram testados por residentes do primeiro ao quarto ano que responderam ao questionário estruturado utilizando escala de Likert de 5 pontos. Resultados: como sistema de arquivo de ensino digital, o MIRC foi superior ao Google Drive e ao One PACS em todos os quesitos avaliados. O MIRC foi considerado eficaz para fins acadêmicos por 93,3% dos residentes, seguido do Google Drive (64,2%), ambos tiveram desempenho eficaz para 87,5% e 60,8% dos residentes, respectivamente, e foram considerados sistemas seguros por 93,3% e 71,7%, respectivamente, e 97,5% dos residentes consideram o MIRC capaz de recuperar a informação. Conclusão: O sistema MIRC oferece ferramentas eficientes de arquivos de ensino em um ambiente PACS. Embora o MIRC ainda não tenha sido implementado como uma solução departamental, aprimoramentos futuros na plataforma Google Drive também podem compor a base de um ambiente para ensino de radiologia.
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