A figura do artista em às avessas e a confissão de Lúcio

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-03-28
Autores
Campos, Joyce Priscila Dellisa [UNIFESP]
Orientadores
Costa, Leila De Aguiar [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The present research aims at analyzing the characters that represent the figure of the artist in the novel À rebours, by Joris-Karl Huysmans and A confissão de Lúcio, by Mário de Sá-Carneiro as well as, identify among these artists the figure of the dandy and the Salome. The study of the two figures is relevant because the dandy is presented as a paradigm of decadent aesthetics to which the aesthetic responsibility belongs to the rare and unpopular; to Salome, as to echo the dandy, is a paradigm of the fatal woman, who gathers around her the images of mystery and restlessness.
A presente pesquisa tem como proposta analisar as personagens que representam a figura do artista nos romances Às avessas, de Joris-Karl Huysmans e A confissão de Lúcio, de Mário de Sá Carneiro, bem como identificar entre esses artistas as figuras do dândi e de Salomé. O estudo destas figuras é relevante pois o dândi é apresentado como paradigma da estética decadentista a quem cabe a responsabilidade artística pelo raro e pelo impopular; Salomé, como a ecoar o dândi, é paradigma da mulher fatal, que reúne em torno de si as imagens do mistério e da inquietação.
Descrição
Citação
Coleções