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dc.contributor.advisorAlmeida Neto, Antonio Simplicio De [UNIFESP]
dc.contributor.authorRamalho, Lucas Borges [UNIFESP]
dc.date.accessioned2021-01-19T16:32:20Z
dc.date.available2021-01-19T16:32:20Z
dc.date.issued2019-03-12
dc.identifierhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729567pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59433
dc.description.abstractThis dissertation aims to conduct a reflection on the use of digital games as didactic materials for the teaching of history through the analysis of the academic production on the subject (final course assignment, dissertations, doctoral theses, articles, scientific journals publications, among others).The main objective of this research is to understand how the games and what types of games have been used in the classroom, as well as a reflection that the digital game when insert in the school routine become part of the curriculum, understanding the curriculum through critical and post-critical theories. In this research, digital games are discussed as didactic material and their possible applications in the teaching of history, as well as ideological conceptions and historical narratives that digital games can produce. Finally, this dissertation also presents a proposal for a "product" - a website that will share the results of this research with those interested in these subjects.en
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado tem como tema realizar uma reflexão sobre a utilização de jogos digitais como materiais didáticos para o ensino de história através da análise da produção acadêmica que trata desse assunto (artigos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, publicações em revistas, teses de doutorado, entre outros). O objetivo principal dessa pesquisa é compreender como os jogos e que tipos de jogos têm sido utilizados em sala de aula, além de realizar uma reflexão sobre a relação entre esses sua inserção no cotidiano escolar e currículo, compreendendo-o através das teorias críticas e pós-críticas. Nessa pesquisa discute-se os jogos digitais entendidos como material didático e suas possíveis aplicações no ensino de história, além de concepções ideológicas e narrativas históricas que os jogos digitais podem produzir. Por fim, essa dissertação ainda a apresenta a proposta de um “produto” – um website que compartilhará com os interessados nesse assuntos os resultados advindos dessa pesquisa.pt
dc.format.extent101 p.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectTeaching Of Historyen
dc.subjectKnowledge And Practices In School Space (School Environment)en
dc.subjectHistorical Learningen
dc.subjectDigital Gamesen
dc.subjectDidactic Materialsen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEnsino De Históriapt
dc.subjectSaberes E Práticas No Espaço Escolarpt
dc.subjectAprendizagem Históricapt
dc.subjectJogos Digitaispt
dc.subjectMateriais Didáticospt
dc.subjectCurrículopt
dc.titleJogos digitais como material didático no ensino de História: análise da produção acadêmicapt
dc.typeDissertação de mestrado profissional
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)pt
dc.identifier.fileLUCAS BORGES RAMALHO.pdf
dc.description.sourceDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)
unifesp.campusGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanaspt
unifesp.graduateProgramEnsino de Históriapt
unifesp.knowledgeAreaEnsino De Históriapt
unifesp.researchAreaSaberes Históricos No Espaço Escolarpt
dc.audience.educationlevelMestrado profissional


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