• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Jogos digitais como material didático no ensino de História: análise da produção acadêmica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
LUCAS BORGES RAMALHO.pdf (1.761Mb)
Data
2019-03-12
Autor(a)
Ramalho, Lucas Borges [UNIFESP]
Orientador(a)
Almeida Neto, Antonio Simplicio De [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Metadado
Mostrar registro completo
Resumo
This dissertation aims to conduct a reflection on the use of digital games as didactic materials for the teaching of history through the analysis of the academic production on the subject (final course assignment, dissertations, doctoral theses, articles, scientific journals publications, among others).The main objective of this research is to understand how the games and what types of games have been used in the classroom, as well as a reflection that the digital game when insert in the school routine become part of the curriculum, understanding the curriculum through critical and post-critical theories. In this research, digital games are discussed as didactic material and their possible applications in the teaching of history, as well as ideological conceptions and historical narratives that digital games can produce. Finally, this dissertation also presents a proposal for a "product" - a website that will share the results of this research with those interested in these subjects.
 
Essa dissertação de mestrado tem como tema realizar uma reflexão sobre a utilização de jogos digitais como materiais didáticos para o ensino de história através da análise da produção acadêmica que trata desse assunto (artigos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, publicações em revistas, teses de doutorado, entre outros). O objetivo principal dessa pesquisa é compreender como os jogos e que tipos de jogos têm sido utilizados em sala de aula, além de realizar uma reflexão sobre a relação entre esses sua inserção no cotidiano escolar e currículo, compreendendo-o através das teorias críticas e pós-críticas. Nessa pesquisa discute-se os jogos digitais entendidos como material didático e suas possíveis aplicações no ensino de história, além de concepções ideológicas e narrativas históricas que os jogos digitais podem produzir. Por fim, essa dissertação ainda a apresenta a proposta de um “produto” – um website que compartilhará com os interessados nesse assuntos os resultados advindos dessa pesquisa.
 
Palavras-chave
Teaching Of History
Knowledge And Practices In School Space (School Environment)
Historical Learning
Digital Games
Didactic Materials
Curriculum
Ensino De História
Saberes E Práticas No Espaço Escolar
Aprendizagem Histórica
Jogos Digitais
Materiais Didáticos
Currículo
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59433
Coleções
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) [46]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor data de submissãoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor data de submissão

Minha conta

Entrar

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato
Theme by 
Atmire NV