Dicas para uma boa deglutição do hóspede à soleira de sua porta: as heterotopias invisíveis dos moradores em situação de rua de Campinas

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Data
2019-10-11
Autores
Oda, Lucas Kiyoharu Sanches [UNIFESP]
Orientadores
Teles, Edson Luis De Almeida [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
It is estimated that there are more than 103,000 homeless people in Brazil. This phenomenon, which originated and increased each year for various reasons, is largely evidence of the collapse of a society based on capitalist consumption. This thesis is part of the Foucauldian concept of heterotopia to propose that the homeless, in their process of exile from society, migrate to a heterotopia that coexists with our reality, but is invisible to the eyes of the people who are just passing through the streets. It is in this invisible heterotopia that the homeless live in the street, in a greater abandonment than that of a foreigner, because to them hospitality does not apply, since it is to them that the laws are denied in a state of exception that abandons them. The proposal, derived from the studies of hospitality of Derrida and Schérer, as well as of the anthropophagy of Oswald de Andrade, is to make it possible an excessive and unconditional hospitality to the homeless people so that, after devoured in an anthropophagic banquet, they can give us an exotopic vision of the society with many sharper contours than that of our perspective, within the sovereign ban, can ever perceive.
Estima-se que existam mais de 103.000 pessoas em situação de rua no Brasil. Este fenômeno, que se originou e aumenta a cada ano por diversos motivos, evidencia em grande parte a falência de uma sociedade pautada no consumo capitalístico. Esta tese parte do conceito foucaultiano de heterotopia para propor que o povo das ruas, no seu processo de desterro da sociedade, migra para uma heterotopia que coexiste com a nossa realidade, mas que é invisível aos olhos das pessoas das ruas que estão apenas de passagem. É nessa heterotopia invisível que vivem desterrados os moradores em situação de rua, à mercê de um abandono maior que o de um estrangeiro, porque a eles a hospitalidade não se aplica, já que é a eles que as leis são negadas em um estado de exceção que os abandona. A proposta, derivada dos estudos de hospitalidade de Derrida e Schérer, assim como da antropofagia de Oswald de Andrade, é possibilitar uma hospitalidade excessiva e incondicional ao povo da rua para que, depois de devorados em um banquete antropofágico, possam nos fornecer uma visão exotópica da sociedade com contornos muitos mais nítidos que nossos olhares, dentro do bando soberano, podem perceber.
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