Relações entre a retórica e a ciência na construção do discurso de apresentação da nova ciência civil de Thomas Hobbes nos Elementos da Lei Natural e Política

Imagem de Miniatura
Data
2019-07-30
Autores
Bonanno, Marcelo Cerquera [UNIFESP]
Orientadores
Andrade, Fernando Dias [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The present work aims to determine how rhetoric, truth and science relate to Thomas Hobbes' The Elements of Law, Natural and Politic. We will try to identify Hobbes's target audience from that point on to uncover the construction of his discourse and the manipulation of rhetorical techniques within the work. For this, it will be fundamental to establish a separation between two different uses of rhetoric in the Elements: rhetoric as object and rhetoric as instrument. The construction of a new scientific discourse in opposition to the traditional political discourses will mark a work that will have in the horizon the rupture with the Aristotelian and Latin tradition, giving rise to a political science that will have the difficult task of transmitting its results in a culture dominated by values already absorbed by discursive structures that deal with politics in a completely different way. To present the new and to deal with what must be overcome will be the double record in which will insert the first presentation of the Hobbesian civil philosophy. It will, therefore, be fundamental to identify Hobbes's political and intellectual enemies. Among those who can shake civil society and restore men to the state of nature by means of internal warfare, those who cry out for a public space open to the clash of discourses and those who question the indivisibility of sovereign power by the attempt to interfere in the elaboration of the laws are those that deserve special attention on the eve of the English civil war. Finally, we will attempt to show how Hobbes accommodates the new science in a discourse that seeks at one and the same time to spread the truth, to call the attention of a specific audience, to open space for dialogue through elements recognizable by the current culture, and to establish a severe criticism of tradition and to the marks left by it in multiple cultural dimensions.
O presente trabalho tem como objetivo determinar a maneira como se relacionam retórica, verdade e ciência na obra Os Elementos da Lei Natural e Política de Thomas Hobbes. Tentaremos identificar o público-alvo de Hobbes para a partir desse ponto desvendar a construção de seu discurso e a manipulação das técnicas retóricas no interior da obra. Para tanto, será fundamental estabelecer uma separação entre dois diferentes usos da retórica nos Elementos: a retórica como objeto e a retórica como instrumento. A construção de um novo discurso científico em oposição aos tradicionais discursos políticos irá marcar uma obra que terá no horizonte a ruptura com a tradição aristotélica e latina, fazendo emergir uma ciência política que terá a difícil tarefa de transmitir seus resultados em uma cultura dominada por valores já absorvidos por estruturas discursivas que lidam com política de maneira completamente diferente. Apresentar o novo e lidar com o que deve ser superado será o duplo registro em que irá se inserir a primeira apresentação da filosofia civil hobbesiana. Portanto, será fundamental identificar os inimigos políticos e intelectuais de Hobbes. Entre aqueles que podem abalar a sociedade civil e recolocar os homens no estado de natureza pela via da guerra intestina, os que clamam por um espaço público aberto para o choque dos discursos e aqueles que questionam a indivisibilidade do poder soberano pela tentativa de interferir na elaboração das leis são os que merecem especial atenção às vésperas da guerra civil inglesa. Por fim, tentaremos mostrar como Hobbes acomoda a nova ciência em um discurso que pretende a um só tempo divulgar a verdade, chamar a atenção de um público específico, abrir espaço para diálogo passando por elementos reconhecíveis pela cultura vigente e estabelecer severa crítica à tradição e às marcas deixadas por ela em múltiplas dimensões culturais.
Descrição
Citação
Coleções