Escape matemático: jogo de conteúdos matemáticos, enigmas, charadas e truques de raciocínio lógico
Data
2019-03-14
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The Brazilian education system, in theory, has already quit the traditional model to start a new teaching and learning process; even though, it’s common to see teachers who adopt that outdated traditional model specially when they are teaching mathematics. We can mention many reasons why a teacher still works traditionally during his/her lessons, one of these is, certainly, the lack of didatic resources to promote investigation, curiosity and the pleasure in learning. The aim of this work is to show a game that can approach contents of mathematics in a diferente way. To make it happens, a computational tool was developed to simulate a "scape game", that is, a digital game with math challenges able to transmit the contents of the discipline and able to improve the development of the mathematical reasoning. The technology associated to the teaching and learning process, when used in the correct and well-planned way, increase the motivation and the quest for learning and reache the expectations of teaching and learning by the teacher in a effective way. The "Math Escape Game" is a didatic tool for the teacher to improve his/her practice and to help students reach their goals.
O sistema de ensino brasileiro, na teoria, já abandonou o modelo tradicional para dar espaços aos novos processos de ensino e aprendizagem, porém é comum vermos na prática professores que adotam esse estilo já ultrapassado, ainda mais quando a disciplina lecionada é a de matemática. Podemos elencar diversos motivos para que um professor ainda adote o tradicionalismo em suas aulas, um deles é, com certeza, a falta de recursos didáticos que promovam a investigação,a curiosidade e o prazer em querer aprender. O objetivo desse trabalho é apresentar um jogo, que possa abordar os conteúdos da disciplina de matemática de uma maneira diferente. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta computacional que simula um escape game, um jogo digital com desafios matemáticos capazes de transmitir os conteúdos da disciplina de matemática e de aprimorar o desenvolvimento do raciocino lógico matemático. A tecnologia aliada ao processo de ensino e aprendizagem, quando usada de maneira correta e bem planejada, aumenta a motivação e a busca pelo aprender fazendo com que as expectativas de ensino e aprendizagem, planejadas pelo professor, sejam atingidas de forma mais eficiente. O jogo escape matemático é uma ferramenta didática direcionada ao professor com intuito de melhorar sua prática docente e auxiliar os estudantes a alcançarem seus objetivos.
O sistema de ensino brasileiro, na teoria, já abandonou o modelo tradicional para dar espaços aos novos processos de ensino e aprendizagem, porém é comum vermos na prática professores que adotam esse estilo já ultrapassado, ainda mais quando a disciplina lecionada é a de matemática. Podemos elencar diversos motivos para que um professor ainda adote o tradicionalismo em suas aulas, um deles é, com certeza, a falta de recursos didáticos que promovam a investigação,a curiosidade e o prazer em querer aprender. O objetivo desse trabalho é apresentar um jogo, que possa abordar os conteúdos da disciplina de matemática de uma maneira diferente. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta computacional que simula um escape game, um jogo digital com desafios matemáticos capazes de transmitir os conteúdos da disciplina de matemática e de aprimorar o desenvolvimento do raciocino lógico matemático. A tecnologia aliada ao processo de ensino e aprendizagem, quando usada de maneira correta e bem planejada, aumenta a motivação e a busca pelo aprender fazendo com que as expectativas de ensino e aprendizagem, planejadas pelo professor, sejam atingidas de forma mais eficiente. O jogo escape matemático é uma ferramenta didática direcionada ao professor com intuito de melhorar sua prática docente e auxiliar os estudantes a alcançarem seus objetivos.