Relação entre o estado nutricional em crianças do segundo ciclo do Ensino Fundamental I com o desenvolvimento motor e cognitivo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-06-28
Autores
Paiva, Jessica Brasil [UNIFESP]
Orientadores
Lambertucci, Rafael Herling [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
It is current in contemporary society the presence of fast food and habits characteristic of sedentary lifestyle. Such properties correspond to a trace of form and style. people's lives, especially young people. This reality has worried and instigated researchers from different fields, especially those related to human health. It is assumed that such habits may compromise the proper development and functioning of cognition-related brain areas in learning issues, memory, concentration, mood, behavior, among others. The low level of the practice of Physical exercise has also been related to impairments in the development of cognitive aspects, affecting school achievement through physiological mechanisms, learning and motor development. These areas are believed to be interrelated in their development as well as in their physiological and behavioral. The aim of this study was to correlate the nutritional status of overweight and obesity with aspects of motor and cognitive development, and emotional issues in children. For this, 58 children between 9 and 11 years old participated in the research. enrolled in the second cycle of elementary school I in a public school in the city of Saint Andrew. A mapping was performed from measurement data collection measures of height and body mass to calculate body mass index (BMI) and classification of nutritional status; motor agility, balance and coordination data thick and thin motor, using Shuttle Run Test and Motor Evaluation Manual (EDM); to evaluate short-term memory, attention and concentration, activities with the Test Rey Complex Figure, Digit and Symbol Cancellation Test; for control inhibitory the Word and Color Stroop Test; and for emotional issues the Quiz Trait Anxiety (IDATE-C), the Child Depression Inventory (ICD) and the Questionnaire School According to the data it was found that obesity causes injury in the development of some aspects of motor, cognitive and emotional development in children. Among these, it was evidenced that obese children have less agility and coarse motor coordination, as well as poor performance in inhibitory and short-term memory control, and greater propensity to develop anxiety and depression.
É corrente na sociedade contemporânea a presença do fast food e de hábitos característicos de sedentarismo. Tais propriedades correspondem a um traço da forma e estilo de vida das pessoas, sobretudo dos indivíduos jovens. Essa realidade tem preocupado e instigado pesquisadores de diferentes áreas, sobretudo as ligadas à saúde humana. Pressupõem-se que tais hábitos podem comprometer o bom desenvolvimento e funcionamento de áreas cerebrais ligadas com a cognição, nas questões de aprendizagem, memória, concentração, humor, comportamento, dentre outras. O baixo nível da prática de exercícios físicos também tem sido relacionado com prejuízos no desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetando o aproveitamento escolar através de mecanismos fisiológicos, de aprendizagem e de desenvolvimento motor. Acredita-se que essas áreas estejam interrelacionadas tanto em seus desenvolvimentos, como em funcionamento fisiológico e comportamental. O objetivo desse estudo foi correlacionar o estado nutricional de sobrepeso e obesidade com aspectos do desenvolvimento motor e cognitivo, e de questões emocionais em crianças. Para tal participaram da pesquisa 58 crianças entre 9 e 11 anos de idade matriculadas no segundo ciclo do ensino fundamental I em uma escola pública da cidade de Santo André. Foi realizado um mapeamento a partir de coleta de dados de medidas antropométricas de estatura e massa corporal para cálculo de índice de massa corporal (IMC) e classificação do estado nutricional; dados de agilidade motora, equilíbrio e coordenação motora grossa e fina, utilizando-se de Teste de Shuttle Run e Manual de Avaliação Motora (EDM); para avaliar memória de curto prazo, atenção e concentração, atividades com o Teste de Figura Complexa de Rey, Teste de Cancelamento de Dígitos e de Símbolos; para controle inibitório o Teste de Stroop de Cores e Palavras; e para questões emocionais o Questionário de Traço de Ansiedade (IDATE-C), o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e o Questionário Escolar. De acordo com os dados foi verificado que a obesidade ocasiona prejuízo no desenvolvimento de alguns aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional em crianças. Dentre esses, evidenciou-se que crianças obesas apresentam menor agilidade e desenvolvimento da coordenação motora grossa, bem como baixa performance nos testes de controle inibitório e de memória de curto prazo, e maior propensão ao desenvolvimento de ansiedade e depressão.
Descrição
Citação