Avaliação do perfil do usuário e sua satisfação com o sistema de prontuário eletrônico do paciente implementado no Ambulatório de Climatério do Hospital São Paulo

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Data
2019-09-26
Autores
Cavalieri, Talissa Antonio [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Ivaldo Da [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
Introduction: The use of computer tools in patient care assists health professionals in the exercise of their profession. Despite these potential benefits, changing paper-based medical records to electronic medical record is complex and may be troublesome since this transition demands effort and engagement from all professionals involved in healthcare. Few studies in the literature have evaluated the user satisfaction with electronic medical records. The Electronic Patient Record, already used in other sectors of Sao Paulo Hospital, was implemented in the Ambulatory of Climaterio in April 2017, and currently it is undergoing an adaptation and training phase. Objective: To evaluate user's profile, general satisfaction level of medical staff and other professionals involved in the use of the Electronic Patient Record implemented at Ambulatory of Climaterio. And to identify the factors associated with satisfaction and dissatisfaction in order to compare the relevance of this change among professionals. Material and Methods: Descriptive and analytical cross-sectional observational study conducted between July 2017 and February 2018 with 40 users of PEP through the application of an adapted satisfaction questionnaire. The Pearson Chi-Square test and the Kruskall-Wallis test were used to verify intragroup frequency associations and comparisons. In order to verify the correlation and the form of correlation between the variables, the Kendall (thau-τ) and Spearman (rho-ρ) Correlation Coefficients and Cohen Standard Correlation were calculated: Values of p≤0.05 were considered statistically significant. Results: A total of 42 participants have completed the questionnaire, most of whom were residents. The profession of PEP users as well as their previous experience with technologies and the availability of computers or system failures did not influence PEP users satisfaction. All participants have considered that although the operation of the system takes time and effort it is valid because it has improved the quality of work at the ambulatory. Conclusion: PEP users have believed that replacing paper-based to electronic medical records has been beneficial and they have been satisfied with the system affirming that its implementation has improved the quality of work at Ambulatory of Climaterio.
Introdução: A utilização das ferramentas e instrumentos da informática no processo do atendimento de pacientes auxilia os profissionais da saúde no exercício de sua profissão. Apesar desses benefícios potenciais, a mudança das ordens médicas registradas em papel para o prontuário eletrônico é complexa e pode ser incômoda, pois, a transição demanda esforço e engajamento de todos os profissionais envolvidos no atendimento. Poucos estudos na literatura avaliam a satisfação do usuário com os prontuários eletrônicos. O Prontuário Eletrônico do Paciente, já utilizado em outros setores do Hospital São Paulo, foi implementado no Ambulatório de Climatério em abril de 2017, estando em fase de adaptação e treinamento dos usuários. Objetivo: Avaliar o perfil do usuário, o grau de satisfação geral da equipe médica e dos demais profissionais envolvidos com a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente implementado no Ambulatório de Climatério do Hospital São Paulo, identificar os fatores associados a satisfação e insatisfação com o mesmo e comparar a relevância dessa mudança entre profissionais. Método: Estudo observacional transversal descritivo e analítico realizado entre julho 2017 e fevereiro 2018 com 40 usuários do PEP através da aplicação de questionário de satisfação adaptado. Os testes de Chi-Quadrado de Pearson e Teste de Kruskall-Wallis foram utilizados para verificação de associações e comparações de frequência intragrupo. A fim de verificar a correlação e a forma de correlação entre as variáveis foram calculados os Coeficientes de Correlação de Kendall (thau-τ) e Spearman (rho-ρ) –padrão de Cohen: Valores de p≤0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Resultados: Um total de 42 participantes concluiu o questionário, sendo que a maioria era de residentes. A função dos usuários do PEP, bem como a sua experiência prévia com o uso de tecnologias, e a disponibilidade de computadores ou falhas no sistema não influenciaram na satisfação com o PEP. Todos os participantes consideraram que, embora o sistema demande tempo e esforço para seu uso, eles são válidos pois melhoram a qualidade de trabalho no ambulatório. Conclusão: Os usuários do PEP consideram a substituição do prontuário de papel pelo prontuário eletrônico positiva e estão satisfeitos com o sistema e afirmam que a sua implementação aumentou a qualidade de trabalho no ambulatório do climatério.
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