Ações e estratégias de educação alimentar e nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar municipal: diferentes formas de saberes e de práticas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-09-27
Autores
Cruz, Isabelle Pinheiro Dias Da [UNIFESP]
Orientadores
Stedefeldt, Elke [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introduction: School Feeding Programs (SFP) are considered Public Policies aimed at students' food and nutritional security and contribute to health promotion and disease prevention. The nutritionist, who carries out the monitoring in schools, has an educating role in carrying out Food and Nutrition Education (FNE) actions, promoting the quality of life of students through healthy eating. Objective: To understand how the planning and execution of FNE actions carried out by nutritionists with the students of the Municipal SFP. Methods: Descriptive cross-sectional research of qualitative and quantitative approaches using secondary data. Qualitative analyzes were performed through thematic content analysis and descriptive analysis. For quantitative analysis, the relative frequency and Fisher's exact test were used to study the association between the variables of interest. The theoretical framework was based on the Paulo Freire Critical Model of Education, which guided the data analysis, as well as official documents such as: the Food and Nutrition Education Framework for Public Policies; the legislation regarding the National School Feeding Program (NSFP); the NSFP Manuals and the scientific literature related to the subject. Results: There was a predominance of 41 women in the group of nutritionists, most of them up to 5 years old in the City Hall. The area of practice prior to entering the public network and the area of knowledge of postgraduate studies most frequently was Clinical Nutrition. About 92.9% of nutritionists had already performed FNE actions in schools. The Elementary School Educational Units had more educational actions developed by nutritionists during the study period. Conclusion: It is expected, with this study, to contribute to the improvement and strengthening of the educational actions of nutritionists who work directly with the students of the municipal education network of São Paulo, through the elaboration of material for permanent formation of these professionals.
Introdução: Os Programas de Alimentação Escolar (PAE) são considerados Políticas Públicas que visam a segurança alimentar e nutricional dos estudantes e contribuem para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. O nutricionista, que realiza o acompanhamento nas escolas, possui papel educador ao realizar ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovendo a qualidade de vida dos estudantes por meio da alimentação saudável. Objetivo: Compreender como ocorre o planejamento e a execução das ações de EAN realizadas pelos nutricionistas com os estudantes do PAE Municipal. Metodologia: Pesquisa transversal, de natureza descritiva, de abordagens quali e quantitativa com uso de dados secundários. As análises qualitativas foram realizadas por meio da análise de conteúdo do tipo temática e análise descritiva. Para análise quantitativa utilizou-se a frequência relativa e o teste exato de Fisher para estudar a associação entre as variáveis de interesse. Tomou-se como referencial teórico o Modelo Crítico de Educação baseado em Paulo Freire, que norteou a análise dos dados, além de documentos oficiais tais como: o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas; a legislação referente ao Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE); os Manuais do PNAE e a literatura científica relativa à temática. Resultados: Predomínio de 41 mulheres no grupo de nutricionistas tendo maior número com até 5 anos na Prefeitura Municipal. A área de atuação anterior ao ingresso na rede pública e área de conhecimento da pós-graduação com maior frequência foi Nutrição Clínica. Cerca de 92,9% dos nutricionistas já tinham realizado ações de EAN nas escolas. As Unidades Educacionais de Ensino Fundamental tiveram mais ações educativas desenvolvidas pelos nutricionistas no período do estudo. Conclusão: Espera-se, com este estudo, contribuir para o aprimoramento e fortalecimento das ações educativas dos nutricionistas que atuam diretamente com os alunos da rede municipal de Educação de São Paulo, por meio da elaboração de material para formação permanente destes profissionais.
Descrição
Citação