Show simple item record

dc.contributor.advisorCicuto, Karen Messas [UNIFESP]
dc.contributor.authorRocha Lobo, Beatriz [UNIFESP]
dc.date.accessioned2020-12-22T14:51:07Z
dc.date.available2020-12-22T14:51:07Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationROCHA LOBO, Beatriz. Mindfulness na educação: uma revisão integrativa sobre os efeitos de mindfulness no contexto escolar. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mindfulness) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2020.
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58914
dc.description.abstractThe aim of this study is to research about the inclusion of the practice of mindfulness in an educational context and it's possible benefits in the childhood and adolescence. In this regard, the integrative literature review was used as a method, in which most of the studies surveyed observed that the practice of mindfulness brought significant benefits to students. The most evident variable in the data analysis was the reduction of stress after the interventions. Furthermore, the results indicate that the addition of Mindfulness in school proved to be effective for the academic development, it increased self-achievement, improved well-being, decreased anxiety and depression and also increased self-regulation of emotions in the students. All considered, it is concluded that the implementation of mindfulness in schools contributes to a healthier psychological and emotional development for students.en
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de verificar a inserção da prática de Mindfulness no contexto educacional e suas possíveis contribuições, na infância e adolescência. Para isso foi utilizado como método a revisão integrativa da literatura, no qual a maioria dos estudos levantados observou-se que a prática de mindfulness trouxe benefícios significativos para os estudantes. A variável mais evidente na análise dos dados foi a redução do estresse após as intervenções. Além disso, os resultados indicam que a inserção de mindfulness na escola mostrou-se eficaz no desenvolvimento acadêmico, aumento da autorealização, melhoria do bem-estar, diminuição de ansiedade e depressão e aumento da autoregulação das emoções nos estudantes. Deste modo, conclui-se que a implementação de mindfulness nas escolas contribui para um desenvolvimento psicológico e emocional mais saudável para os alunos.pt
dc.format.extent39 p.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectMindfulnessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSchool interventionen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectMindfulnesspt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectIntervenção escolarpt
dc.subjectEstudantespt
dc.titleMindfulness na Educação: Uma Revisão Integrativa sobre os Efeitos de Mindfulness no Contexto Escolarpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de especialização
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)pt
dc.identifier.fileBEATRIZ LOBO.pdf
unifesp.campusUnidade de Extensão Universitária Santo Amaro-SPpt
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6722228936697874
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9905267940193868
unifesp.especializacaoEspecialização em Mindfulness


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record