Cegueira e leitura do mundo social: uma revisão narrativa

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020-10-19
Autores
Ohara, Thomas Yudi [UNIFESP]
Orientadores
Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Teoria da mente diz respeito à habilidade sociocognitiva de atribuir estados mentais a si e ao outro, utilizada cotidianamente para dar sentido ao mundo social. O objetivo deste estudo foi o de revisar as produções científicas que tratam do desenvolvimento da teoria da mente em indivíduos cegos. Nesse sentido, foi realizada uma revisão narrativa, utilizandose como palavras chave os descritores “Teoria da Mente” e “Cegueira” e seus respectivos sinônimos, nas bases LILACS, PsychInfo, PubMED e Scopus. A busca nas bases de dados incluiu todas as produções disponíveis até julho de 2020. A estratégia de busca resultou em 94 artigos. Após o processo de remoção de textos duplicados, e empregados os critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 12 artigos que compuseram a amostra para síntese de conteúdo. As discussões foram organizadas em 3 categorias principais, que dizem respeito à aquisição de conceitos de teoria da mente em crianças cegas; à relação entre o desenvolvimento e a competência desta habilidade em indivíduos cegos e videntes; e, às contribuições da literatura para se pensar diferenças socioindividuais ligadas à ToM.
Descrição
Citação
OHARA, Thomas Yudi. Cegueira e leitura do mundo social: uma revisão narrativa. 2020. 31f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.
Coleções