As professoras nas pesquisas sobre jogos: uma revisão narrativa

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Data
2020-10-16
Autores
Fonseca, Ana Beatriz Cruz [UNIFESP]
Orientadores
Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Apesar de poderem contribuir de formas importantes no contexto educativo, no Brasil, o uso de jogos é pouco implementado nas atividades do ensino regular, e nem sempre apropriado pelas professoras. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão narrativa a respeito do uso de jogos na escola para compreender qual tem sido o papel das professoras nestas pesquisas. Foram consultadas as bases Web of Science, LILACS, Scielo, PePSIC e PsycInfo. A estratégia de busca resultou em 1757 artigos. Após a exclusão dos artigos duplicados e observados os critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram incluídos para a síntese qualitativa. Os resultados são discutidos sob duas vertentes principais, a saber, a participação das professoras nas pesquisas sobre jogos, e a inclusão de tecnologias digitais no contexto educacional. Os achados desta revisão apontam para a necessidade de que pesquisas futuras se dediquem a avançar nas investigações sobre o uso de jogos na escola, incluindo a figura da professora nessa dinâmica, considerando que seu papel de mediação é parte constituinte da relação que crianças e adolescentes estabelecem com o conhecimento e com o outro no contexto educativo.
Descrição
Citação
FONSECA, Ana Beatriz Cruz. As professoras nas pesquisas sobre jogos: uma revisão narrativa. 2020. 28f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.
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