Espaços de educação permanente na gestão da atenção básica em saúde: entre construção e desconstrução do SUS

Imagem de Miniatura
Data
2019-02-27
Autores
Muniz, Paulo Guilherme [UNIFESP]
Orientadores
Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Inserida no campo das políticas públicas da atenção à saúde, esta pesquisa, de natureza qualitativa, na perspectiva da pesquisa-intervenção, teve como objetivo discutir as potencialidades que a prática de Educação Permanente em Saúde pode produzir, a partir de um processo realizado com os Gerentes de Unidades Básicas de Saúde do município de São Bernardo do Campo, São Paulo. Procurou-se identificar analisadores do processo de pesquisa que potencializaram a análise da experiência dos gerentes, mapear potências que aquele espaço de Educação Permanente produziu na prática dos participantes da pesquisa, como também refletir com as experiências dos coordenadores neste processo. Foram utilizados encontros grupais com coordenadores de Unidades Básicas de Saúde, como dispositivos para criação de espaços de discussão, com intuito de produzir análises e reflexões da prática na gestão destas Unidades Básicas de Saúde, a partir das Oficinas de Educação Permanente, ocorridas no período de 2014 a 2016, das quais participaram. Apoiados no referencial teórico da Análise Institucional, pudemos utilizar alguns conceitos para a análise dos dados produzidos. Foi possível verificar que o espaço da Educação Permanente em Saúde foi potente e possibilitou para os coordenadores oportunidades de reflexão sobre seu modo de fazer gestão; conhecimento de outras formas de construção de processos de trabalho; aproximação a outros conceitos teóricos e práticos na gestão da Atenção Primária em Saúde; conhecimento de novas experiências trazidas pelo moderador e outros colegas; construção de ferramentas para a gestão das unidades. Porém, de acordo com os coordenadores participantes desta pesquisa, houve pouco espaço de escuta das reflexões e análises que surgiam ao longo do processo de Educação Permanente.
Inserted in the field of public health care policies, this research, of a qualitative nature, from the perspective of intervention research, aimed to discuss the potential that the practice of Health Permanent Education can produce, based on a process conducted with the Managers of Basic Health Units of the municipality of São Bernardo do Campo, São Paulo. We sought to identify analyzers of the research process that potentiated the analysis of the managers' experience, to map the powers that Permanent Education place produced in the practice of the participants of the research, as well as to reflect with the experiences of the coordinators in this process. We used group meetings with coordinators of Basic Health Units, as devices for creating discussion places, with the purpose of producing analyzes and reflections of the practice in the management of these Basic Health Units, from the Workshops of Permanent Education, occurred in the period of 2014 to 2016, of which they participated. Based on the theoretical framework of Institutional Analysis, we were able to use some concepts to analyze the data produced. It was possible to verify that the scope of the Health Permanent Education was potent and allowed the coordinators opportunities for reflection on their way of doing management; other forms of construction work process knowledge; approach to other theoretical and practical concepts in the management of primary health care; knowledge of new experiences brought by the moderator and other colleagues; construction of tools for the management of the units. However, according to the coordinators participating in this research, there was little space for listening to the reflections and analyzes that emerged throughout the Permanent Education process
Descrição
Citação
MUNIZ, Paulo Guilherme. Espaços de educação permanente na gestão da atenção básica em saúde: entre construção e desconstrução do SUS. 2019. 93f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.