Possíveis relações entre Absorção, hipnotizabilidade e Mindfulness: um estudo exploratório em alunos de graduação e pós-graduação

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Autores
Scattone, Vitor Villar [UNIFESP]
Orientadores
Leite, José Roberto [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: O aumento da busca por estratégias mente-corpo como práticas complementares para os tratamentos focados em saúde mental nos últimos anos tem aumentado. Intervenções baseadas em hipnose e em mindfulness se destacam como boas candidatas para promoção de saúde mental e desenvolvimento de habilidades que podem ser úteis em gerenciamento de estresse, ansiedade, depressão, entre outras. Ambas as abordagens parecem compartilhar de elementos em comum, como foco atencional, absorção e a necessidade inerente de introspecção, porém poucos estudos avaliam como as disposições e habilidades relacionadas ao domínio e prática dessas técnicas se relacionam ou se desenvolvem em um voluntário que se dedica a praticar uma delas. Objetivos: Avaliar possíveis relações entre hipnotizabilidade, mindfulness e absorção em seu estado basal e desenvolvidas indireta ou diretamente ao longo de sessões de treinamento de Mindfulness em grupo. Métodos: Universitários de graduação e pós-graduação foram separados entre grupo controle (lista de espera) e experimental, onde o grupo experimental passou por um protocolo de 8 semanas de mindfulness. Medidas de absorção, hipnotizabilidade e mindfulness (escala FFMQ – facetas de mindfulness: agir com consciência, piloto automático, descrever, observar) foram aferidas antes do início do protocolo e ao seu fim, em ambos os grupos. Resultados: Foram encontradas relações entre hipnotizabilidade e as facetas agir com consciência – piloto automático (ρ=0,122; p=0,005) e descrever – formulação negativa (ρ=-0,123; p=0,014), do questionário de mindfulness. Absorção relacionou-se com observar (ρ=0,559; p.
Descrição
Citação
SCATTONE, Vitor Villar. Possíveis relações entre Absorção, hipnotizabilidade e Mindfulness: um estudo exploratório em alunos de graduação e pós-graduação. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo.