Adesão a uma intervenção via web para o uso de álcool entre universitários: influência do perfil dos participantes e das estratégias de recrutamento
Data
2019-10-31
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introduction: Internet interventions are effective in reducing alcohol consumption among college students, but studies have high dropout rates. Identifying the factors associated with adherence may help the development and enhance the effects of these interventions. Objective: To examine the association between student characteristics and recruitment strategies on enrollment in a web-based intervention for alcohol use among college students. Methods: A total of 46,329 university students aged between 18 to 30 from all regions of Brazil who reported alcohol consumption in the last three months participated in the research. Three recruitment strategies were used: open invitation without incentive published on a website, invitation without incentive directed to the student or with an incentive (school credits). Students were followed after 1, 3 and 6 months and the questionnaire evaluated educational, sociodemographic characteristics, motivation level and alcohol use. Statistical analyzes considered logistic regression models and a minimum significance level of 5%. Results: Women (aOR = 1.09 95% CI: 1.04; 1.14 p = 0.001) and higher income students (aOR = 1.32 95% CI: 1.21; 1.45 p<0,001) were more adherent, as well as more motivated students (aOR = 1.04 95% CI: 1.03; 1.05 p<0,001). Adherence was also higher among college students who reported binge drinking (aOR = 1.26 95% CI: 1.19; 1.33 p<0,001) and with risk alcohol use (aOR = 1.11 95% CI: 1.05; 1, 18 p<0,001). The number of negative consequences related to alcohol use was not associated with adherence (aOR = 0.99 95% CI: 0.98; 1.00 p = 0.117). Recruitment using incentives (school credits) increased adherence nearly four times (aOR = 3.97 95% CI: 2.65; 5.95 p<0,001). Conclusion: The use of incentive was the main factor associated with adherence. Sociodemographic, alcohol use and motivational characteristics were also associated with the adherence rates to the intervention. The results may help the development of future interventions for alcohol use via internet.
Introdução: Intervenções via internet são eficazes para redução do consumo de álcool entre universitários, porém os estudos apresentam elevadas taxas de abandono. Conhecer os fatores associados à adesão pode favorecer o desenvolvimento e potencializar os efeitos dessas intervenções. Objetivo: Examinar a associação entre o perfil dos estudantes e de estratégias de recrutamento na adesão de universitários em uma intervenção via web para o uso de álcool. Métodos: Participaram da pesquisa 46.329 universitários com idade entre 18 e 30, de todas as regiões do Brasil e que reportaram consumo de álcool nos últimos três meses. Utilizou-se três estratégias de recrutamento: convite aberto sem incentivo divulgado em um site, convite sem incentivo dirigido ao estudante ou com incentivo de créditos escolares. Os estudantes foram acompanhados após um, três e seis meses e o questionário avaliou características educacionais, sociodemográficas, nível de motivação e uso de álcool. Análises estatísticas consideraram modelos de regressão logística e nível mínimo de significância estatística de 5%. Resultados: Mulheres (aOR=1,09 IC95%: 1,04; 1,14 p= 0.001) e estudantes com maior renda (aOR=1,32 IC95%: 1,21; 1,45 p<0,001) foram mais aderentes, assim como estudantes mais motivados (aOR=1,04 IC95%: 1,03; 1,05 p<0,001). Tiveram mais chance de aderir universitários que relataram consumo binge (aOR=1,26 IC95%: 1,19; 1,33 p<0,001) e com uso de risco (aOR=1,11 IC95%: 1,05; 1,18 p<0,001). O número de consequências negativas relacionadas ao uso de álcool não foi associado à adesão (aOR=0,99 IC95%: 0,98; 1,00 p=0,117). Já o recrutamento utilizando incentivos (créditos escolares) aumentou em 3,97 vezes a adesão (aOR=3,97 IC95%: 2,65; 5,95 p<0,001). Conclusão: O uso de incentivo foi o principal fator associado à adesão. Características sociodemográficas, relacionadas ao uso de álcool e motivacionais influenciaram as taxas de adesão à intervenção via web. Os resultados podem auxiliar no desenvolvimento de futuras intervenções para o uso de álcool via internet.
Introdução: Intervenções via internet são eficazes para redução do consumo de álcool entre universitários, porém os estudos apresentam elevadas taxas de abandono. Conhecer os fatores associados à adesão pode favorecer o desenvolvimento e potencializar os efeitos dessas intervenções. Objetivo: Examinar a associação entre o perfil dos estudantes e de estratégias de recrutamento na adesão de universitários em uma intervenção via web para o uso de álcool. Métodos: Participaram da pesquisa 46.329 universitários com idade entre 18 e 30, de todas as regiões do Brasil e que reportaram consumo de álcool nos últimos três meses. Utilizou-se três estratégias de recrutamento: convite aberto sem incentivo divulgado em um site, convite sem incentivo dirigido ao estudante ou com incentivo de créditos escolares. Os estudantes foram acompanhados após um, três e seis meses e o questionário avaliou características educacionais, sociodemográficas, nível de motivação e uso de álcool. Análises estatísticas consideraram modelos de regressão logística e nível mínimo de significância estatística de 5%. Resultados: Mulheres (aOR=1,09 IC95%: 1,04; 1,14 p= 0.001) e estudantes com maior renda (aOR=1,32 IC95%: 1,21; 1,45 p<0,001) foram mais aderentes, assim como estudantes mais motivados (aOR=1,04 IC95%: 1,03; 1,05 p<0,001). Tiveram mais chance de aderir universitários que relataram consumo binge (aOR=1,26 IC95%: 1,19; 1,33 p<0,001) e com uso de risco (aOR=1,11 IC95%: 1,05; 1,18 p<0,001). O número de consequências negativas relacionadas ao uso de álcool não foi associado à adesão (aOR=0,99 IC95%: 0,98; 1,00 p=0,117). Já o recrutamento utilizando incentivos (créditos escolares) aumentou em 3,97 vezes a adesão (aOR=3,97 IC95%: 2,65; 5,95 p<0,001). Conclusão: O uso de incentivo foi o principal fator associado à adesão. Características sociodemográficas, relacionadas ao uso de álcool e motivacionais influenciaram as taxas de adesão à intervenção via web. Os resultados podem auxiliar no desenvolvimento de futuras intervenções para o uso de álcool via internet.
Descrição
Citação
GONÇALVES, Marcella Ferreira. Adesão a uma intervenção via web para o uso de álcool entre universitários: influência do perfil dos participantes e das estratégias de recrutamento. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo.