História da alquimia no ensino: caminhos para introdução de aspectos da natureza da ciência

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016-12-06
Autores
Guilger, Fernando de Jesus [UNIFESP]
Orientadores
Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Tendo como base as diversas discussões existentes sobre a importância da história da ciência no ensino (FORATO et al., 2007; MARTINS. A., 2007; MATTHEWS, 1995), e visando atender a problemática da falta de material didático adequado (MARTINS, A., 2007), este trabalho se apresenta como uma possível alternativa para implementação da história e filosofia da ciência no ensino básico, a partir de um episódio histórico. Desta forma, este trabalho contém a análise de um trecho de livro didático de nono ano do ensino fundamental. Esta análise serve de base para a proposição de um texto alternativo ao presente no livro. Este texto alternativo foi utilizado no contexto do PIBID, em turmas de ensino médio, para uma introdução breve à história da alquimia. Tal utilização se deu em conjunto com uma intervenção teatral, e os dados obtidos desta aplicação foram analisados e serviram de base para uma proposta didática com o texto aperfeiçoado. Toda a proposta é permeada pelos parâmetros propostos por Forato (2009), que contemplam requisitos da didática das ciências e da historiografia contemporânea. A análise do trecho didático é feita mediante referencial relacionado à pseudociência e pseudo-história (ALLCHIN, 2004; GILPEREZ et al, 2002) usando como contraponto referencial historiográfico sobre o tema (ALFONSO-GOLDFARB, 2001; AVENI, 1993; FORATO, 2006; YATES, 1964), que também servem de base para o texto alternativo oferecido. Deste modo, mediante os resultados prévios e reflexões obtidas por diversas experiências da graduação, é que este trabalho foi desenvolvido. Tal proposta visa fornecer subsídios ao professor, para que não apenas possa ser aplicada em sala de aula, como também possa servir como material de apoio para abordagens similares. O intuito é que a abordagem da histórica da ciência permita a promoção de reflexão sobre aspectos da natureza da ciência, a partir do contexto histórico escolhido. O objetivo também é abordar o tema da alquimia dentro do seu contexto, de forma que se possa intuir principalmente sobre uma compreensão da ciência enquanto produção sócio-histórica, influenciada e influenciadora de seu entorno sócio-histórico e cultural.
The importance of History and Philosophy of Science (HPS) in teaching and Science education are the basis for a plethora of discussions (FORATO et al., 2007; MARTINS. A., 2007; MATTHEWS, 1995), as well as the lack of adequate didactic materials (MARTINS, A., 2007). So, with that in mind, this work presents as a possible alternative for implementing HPS in basic science levels through a history episode. We did an analysis of a part of a Brazilian 9th grade Middle School textbook – which is equivalent to USA’s 8th grade. Also, we present an alternative text to that which is presented in the textbook. This serves as a cornerstone to our proposal of an alternative text to that presented in the book. This alternative text where developed as a didactical application for the PIBID program (starting teacher’s aid program) – for High School level, in order to introduce briefly the History of Alchemy. It was done alongside a theatric presentation, which gave us the data that was analyzed and ended as a basis for a didactical proposal with a better text. Our proposal is based in the parameters described by Forato (2009) – which contemplate the requirements of science education didactics and modern historiography; also, the referential of pseudoscience and pseudo-history (ALLCHIN, 2004; GIL-PEREZ et al, 2002), and the historiographical counterpoint about the theme (ALFONSO-GOLDFARB, 2001; AVENI, 1993; FORATO, 2006; YATES, 1964) were taken into account. The present work is supposed to give aid to science teachers, so that not only it is applied in the classroom, but to serve as a basis for similar works and approaches. History of Science approach permits a deep thinking about the Nature of Science inside its historical context. Other aim of the present work is to discuss the Alchemy theme in its socio-historical context, so it could lead to a better understanding that Science itself is the product of social and historical processes, influencing and being influenced by its cultural and socio-historical surroundings.
Descrição
Citação
GUILGER, F. J. História da alquimia no ensino: caminhos para introdução de aspectos da Natureza da Ciência. 2016. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2016.