Assistente Social e supervisor de campo: muito prazer! Conhecendo a experiência de supervisão de campo da 1ª turma de Serviço Social da UNIFESP/BS

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-04-09
Autores
Cabral, Priscila Greice dos Santos [UNIFESP]
Orientadores
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo que, visou desvendar como se dá o processo de supervisão de estágio compreendido como parte do trabalho profissional dos assistentes sociais, tendo como sujeitos os assistentes sociais/supervisores de campo da primeira turma de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista – UNIFESP/BS. Os dados obtidos para análise da pesquisa foram colhidos a partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, enviado a todos os supervisores desta turma, tendo como retorno 43,3%. Considerando o estágio supervisionado como parte do trabalho profissional dos assistentes sociais, buscamos, primeiramente, entender o trabalho enquanto fundante do ser social e como este é entendido na sociedade de classes, identificando o trabalho profissional do assistente social dentro dessa dinâmica. A supervisão de campo de estágio aparece nesse sentido, como uma atribuição do assistente social que se torna corresponsável na formação de futuros profissionais de Serviço Social, pois possibilita ao estudante/estagiário a apreensão real da unidade teoria/prática, podendo também, contribuir no fortalecimento do Projeto Ético Político da profissão. Pudemos então, conhecer junto a estes supervisores os caminhos e descaminhos por eles vivenciados no processo de supervisionar os estudantes desta primeira turma, o que nos conduziu a sistematizações acerca desse processo e seus desafios. Assim, consideramos ser este um estudo importante para a compreensão da formação dos estudantes de Serviço Social da primeira turma da UNIFESP/BS, pois além de proporcionar um mapeamento do perfil dos assistentes sociais/supervisores de campo, tendo um registro histórico do processo de supervisão de estágio dessa primeira turma, traz elementos para pensar a Política de Estágio do curso Serviço Social, tornando a supervisão de estágio, um processo cada vez mais qualificado para o crescimento formativo dos estudantes deste curso.
Descrição
Citação
CABRAL, Priscila Greice dos Santos. Assistente Social e supervisor de campo: muito prazer! Conhecendo a experiência de supervisão de campo da 1ª turma de Serviço Social da UNIFESP/BS. 2013. 91 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Coleções