O trabalho profissional do Assistente Social nas escolas e sua relação com o enfrentamento do preconceito Um estudo a partir das escolas de ensino fundamental do município de Limeira/SP
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Data
2013-04-08
Autores
Panza, Juliana Christofoli [UNIFESP]
Orientadores
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso teve como seu objetivo discutir qual é e
se existe relação entre o trabalho profissional dos Assistentes Sociais nas Escolas e
o enfrentamento do preconceito entre os estudantes. Em vista disso, definimos para
a pesquisa, uma cidade referência no Serviço Social Escolar (Limeira), cujo público
alvo foram as Assistentes Sociais que trabalham no ensino fundamental das escolas
municipais da referida cidade. Os dados de análise foram colhidos por meio de um
questionário com perguntas fechadas e abertas enviado via e-mail, após contato
com a Secretaria de Educação de Limeira e com a coordenadora do Setor de
Serviço Social Escolar. Para embasar a discussão, abordamos o conceito de
trabalho enquanto categoria ontológica, como fundante do homem, das relações
sociais, do modo de produção no qual vivemos e da ideologia correspondente ao
mesmo. O preconceito entra então, como um dos elementos centrais que faz parte
dos valores capitalistas, e que auxilia na naturalização da desigualdade social, por
alavancar a ideia de que a mesma existe devido à questões individuais,
desresponsabilizando o sistema. Entendemos então a possibilidade da discussão e
da superação dos preconceitos serem efetivadas no ambiente escolar, que por mais
que se organize de acordo com os interesses capitalistas, oferece também
possibilidades efetivas de ação numa lógica contra hegemônica à ordem, e sendo
compromisso profissional dos Assistentes Sociais atuar numa lógica de rompimento
com o status quo e de eliminação de toda e qualquer forma de preconceito,
consideramos que este profissional é qualificado teórica e politicamente para
contribuir/orientar e construir espaços em busca da defesa de uma educação
emancipadora, coerente com o projeto ético político profissional e que tenha como
diretriz a contribuição no processo de transformação social.
Descrição
Citação
PANZA, Juliana Christofoli. O trabalho profissional do Assistente Social nas escolas e sua relação com o enfrentamento do preconceito Um estudo a partir das escolas de ensino fundamental do município de Limeira/SP. 2013. 102 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.