A fuga das donzelas: um exercício de morfologia comparada

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dc.contributor.author Cerqueira, Rodrigo [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2020-08-14T13:44:14Z
dc.date.available 2020-08-14T13:44:14Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/9738
dc.identifier.citation Itinerarios-Revista De Literatura. Araraquara, v. , n. 43, p. 197-214, 2016.
dc.identifier.issn 0103-815X
dc.identifier.uri https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57553
dc.description.abstract This paper intends to be an exercise in comparative morphology. Studying an important element of three Brazilian plays of the 19th century - the get-away scene -, it aims to demonstrate how its variations are able to make visible the symbolic solutions found by the literary form in order to deal with real social contradictions. So, it can be said that its more liberal use in Martins Pena's play, when it can be read as a sign of individual autonomy against a despotic authority, is progressively downgraded in Joaquim Manuel de Macedo's and Jose de Alencar's works, in the process of what was known as 1850's conservative reaction. en
dc.format.extent 197-214
dc.language.iso por
dc.publisher Univ Estadual Paulista-Unesp
dc.relation.ispartof Itinerarios-Revista De Literatura
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Brazilian theater en
dc.subject Martins Pena en
dc.subject Joaquim Manuel de Macedo en
dc.subject Jose de Alencar en
dc.subject Morphology en
dc.subject Teatro brasileiro pt
dc.subject Martins Pena pt
dc.subject Joaquim Manuel de Macedo pt
dc.subject José de Alencar pt
dc.subject Morfologia pt
dc.title A fuga das donzelas: um exercício de morfologia comparada pt
dc.title.alternative The runaway damsel: an exercise on comparative morphology en
dc.type Artigo
dc.description.affiliation Este artigo se pretende um exercício de morfologia comparada. Ao estudar um elemento importante do enredo de três peças de meados do século XIX brasileiro – a fuga –, busca-se demonstrar como suas variações dão conta de explicitar as soluções simbólicas encontradas pela forma literária para lidar com contradições reais da sociedade brasileira do período. Assim, pode-se dizer, grosso modo, que as feições liberalizantes do seu uso em Martins Pena, quando aparece como uma possibilidade de afirmação individual frente à ingerência externa, são progressivamente alteradas em Joaquim Manuel de Macedo e José de Alencar, na esteira da consolidação de uma hegemonia conservadora a partir da década de 1850.
dc.description.affiliation UNIFESP Univ Fed Sao Paulo, Escola Filosofia Letras & Ciencias Humanas, Dept Letras, BR-04021001 Guarulhos, SP, Brazil
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP Univ Fed Sao Paulo, Escola Filosofia Letras & Ciencias Humanas, Dept Letras, BR-04021001 Guarulhos, SP, Brazil
dc.identifier.file WOS000401874200013.pdf
dc.description.source Web of Science
dc.identifier.wos WOS:000401874200013
dc.coverage Araraquara
dc.citation.issue 43



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Name: WOS000401874200013.pdf
Size: 285.0Kb
Format: PDF
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