Assédio moral entre docentes de instituição pública de ensino superior do Brasil

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010-01-01
Autores
Caran, Vânia Cláudia Spoti
Secco, Iara Aparecida de Oliveira
Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
OBJECTIVE: To identify the existence of moral harassment (SA) among professors in a public university in Brazil. METHODS: This was a quantitative, descriptive and sectional research; the sample consisted of 54 professors (62.8%) who answered questions about moral harassment at work. RESULTS: Most were women (92.6%), between 40 and 59 years (72.2%), working at the institution less than 15 years (61.1), 40.7% admitted being victims of SA at work, 59.3% knew the fellow who had suffered SA and 70.4% stated that it is a common problem in the institution. The cases described participation of: chiefs, superiors, peers, teachers and advisers. CONCLUSION: Universities are places where there is competition for positions and for research/publication resources, which facilitates the occurrence of this phenomenon. The individualities must be overcome with ethical values such as equity and solidarity to avoid the happening of moral harassment.
OBJETIVO: Identificar la existencia de asedio moral (AM) entre los docentes de una institución pública de enseñanza universitaria en Brasil MÉTODOS: Se trata de un estudio cuantitativo y descriptivo de corte transversal abarcando una muestra de 54 profesores (62,8%) que respondieron a un instrumento que contenía preguntas sobre asedio moral en el trabajo. RESULTADOS: La mayoría era mujer (92,6%), entre 40 a 59 años (72,2%), con tiempo de trabajo institucional inferior a 15 años (61,1); 40,7% admitieron haber sido víctimas de AM en el trabajo; 59,3% conocían a los compañeros que habían sufrido AM y, 70,4% afirmaron que es un problema común en la institución. Las descripciones de los casos envolvieron a jefes, superiores, compañeros, profesores, docentes y orientadores. CONCLUSIÓN: Las universidades son locales donde se compite por cargos, por recursos para investigaciones y para publicaciones, lo que facilita la ocurrencia de este fenómeno. Las individualidades deben ser superadas por valores, como equidad y solidaridad para que no sucedan este tipo de situaciones.
OBJETIVO: Identificar a existência de assédio moral (AM) entre os docentes de uma instituição pública de ensino superior do Brasil MÉTODOS: Estudo quantitativo e descritivo de corte transversal abrangendo amostra de 54 professores (62,8%) que responderam a um instrumento contendo questões sobre AM no trabalho. RESULTADOS: A maioria era mulher (92,6%), entre 40 a 59 anos (72,2%), com tempo de trabalho institucional inferior a 15 anos (61,1); 40,7% admitiram já ter sido vítimas de AM no trabalho; 59,3% conheciam colegas que haviam sofrido AM e 70,4% afirmaram que é um problema comum na instituição. Descrições dos casos envolveram chefes/superiores, colegas e professores/docentes/orientadores. CONCLUSÃO: Universidades são locais onde acontecem competições por cargos, recursos para pesquisas e publicações, o que facilita a ocorrência desse fenômeno. As individualidades devem ser superadas por valores, como equidade e solidariedade para que não aconteçam esses tipos de situações.
Descrição
Citação
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 6, p. 737-744, 2010.