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dc.contributor.advisorMoreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
dc.contributor.authorBastos, Luane Cristina de Souza [UNIFESP]
dc.coverage.spatialISSpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T20:27:38Z
dc.date.available2020-07-14T20:27:38Z
dc.date.issued2011-12-06
dc.identifier.citationBASTOS, Luane Cristina de Souza. Análise do cuidado no Projeto Terapêutico de usuários do serviço de saúde. 2011. 48 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54642
dc.description.abstractA busca de novas formas de cuidado em saúde nos coloca diante de um contexto de mudanças e desafios. Nesse sentido, faz-se necessário a construção e a discussão de recursos que viabilizem propostas de intervenções que sejam centradas no indivíduo e na sua história. O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo proporciona uma formação profissional comprometida com atuações críticas e potencialmente transformadoras da realidade social, com maior capacidade para atender as necessidades de saúde da população e oferecer uma atenção integral. Prioriza a formação para o trabalho em equipe (educação interprofissional) e a integralidade da atenção. O objetivo desta pesquisa foi analisar o cuidado a partir da investigação da construção e elaboração do projeto terapêutico, partindo de concepções construídas por docentes e discentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes e grupo focal com discentes dos cinco cursos (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Educação Física). O intuito desse trabalho é ampliar a discussão em relação às concepções que docentes e discentes tem do cuidado integral e do trabalho interprofissional. Os dados revelam que a utilização e a construção do projeto terapêutico contemplam uma importante função pedagógica, a oportunidade de debate tanto entre os alunos responsáveis pela construção do projeto quanto com o paciente. As entrevistas também trazem a idéia do projeto terapêutico como sendo ações a serem articuladas em resposta a uma situação de saúde, e que as respostas também contenham preocupações com gestão desta atenção e não apenas com a atenção assistencial e paternalista. Por outro lado, no grupo focal com os discentes muitas dúvidas e contradições foram levantadas, desde não identificação com a proposta de cuidado até a falta de aprofundamento, como apoio matricial, cuidado integral, trabalho comum e específico e atenção básica. Os dados contribuem para a ampliação da discussão e contribuirmos com a investigação do cuidado com o usuário do Sistema Único de Saúde e com a formação dos profissionais de saúde no Brasil.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCuidado em Saúdept_BR
dc.subjectFormação em Saúdept_BR
dc.subjectFormação com enfoque prático e problematizadorpt_BR
dc.subjectFormação do psicólogo com enfoque em saúdept_BR
dc.titleAnálise do cuidado no Projeto Terapêutico de usuários do serviço de saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
unifesp.campusInstituto de Saúde e Sociedade (ISS)pt_BR
unifesp.knowledgeAreaPromoção da saúdept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5415046659968646pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1186084305231587pt_BR
unifesp.departamentoPolíticas Públicas e Saúde Coletivapt_BR
unifesp.graduacaoPsicologiapt_BR


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