Show simple item record

dc.contributor.advisorMoreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
dc.contributor.authorYamaguchi, Lia Harumi [UNIFESP]
dc.coverage.spatialISSpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T20:23:52Z
dc.date.available2020-07-14T20:23:52Z
dc.date.issued2011-12-06
dc.identifier.citationYAMAGUCHI, Lia Harumi. Formação em psicologia em uma perspectiva interdisciplinar. 2011. 21 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54640
dc.description.abstractEstudo sobre o projeto político pedagógico da Unifesp – Baixada Santista prevê a formação de profissionais sustentados na base da integralidade, interdisciplinaridade e no trabalho em equipes interprofissionais. Para analisar o impacto desta nova formação, foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas com alunos concluintes do curso de Psicologia no ano de 2011 a partir de suas experiências durante a formação, para investigar sua visão sobre interdisciplinaridade e o processo de saúde e cuidado. As entrevistas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo, com a finalidade de compreender sentidos, significações, bem como aspectos implícitos dos discursos analisados. A partir dos resultados, pode-se notar que o conceito de saúde apresentado pelos alunos mostrou-se abrangente, na medida em que a saúde não se limita apenas ao bem estar físico, psíquico e social, mas a uma ampla gama de fatores particulares para cada indivíduo.pt_BR
dc.description.abstractStudy about the political pedagogical project of UNIFESP –Baixada Santista for the formation of professionals supported on the basis of completeness, interdisciplinary and interprofessional teamwork. To analyze the impact of this new configuration, there were 20 semi-structured interviews with students finishing the course in Psychology in 2011, from their experiences during formation, to investigate their views on interdisciplinarity and the process of health care. The interviews were transcribed and subjected to content analysis in order to understand meanings, meanings and implicit aspects of the speeches analyzed. The results can be noted that the concept of health presented by the students proved to be comprehensive, to the extent that health is not confined to physical well-being, mental and social, but a wide range of factors particular to each individual.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação em psicologiapt_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPsicologia da saúdept_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleFormação em psicologia em uma perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
unifesp.knowledgeAreaPromoção da saúdept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8486652651604452pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1186084305231587pt_BR
unifesp.departamentoPolíticas Públicas e Saúde Coletivapt_BR
unifesp.graduacaoPsicologiapt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record