Aspectos socioculturais relacionados à reprodução e maternidade da mulher indígena na Baixada Santista: reflexões para a integralidade do cuidado em saúde

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-12-03
Autores
Santana, Geovana de Souza [UNIFESP]
Orientadores
Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A construção das políticas públicas de saúde no Brasil tem uma extensa trajetória e é marcada por diversas conquistas, mas também por alguns retrocessos. Os indígenas fazem parte de um grupo populacional que vem sentindo os impactos da perda dos direitos de atenção à saúde universal, à terra, à expressão de sua cultura e sua medicina tradicional, de forma simultânea o Estado não tem lhes garantido uma atenção diferenciada. A fim de mobilizar um olhar cauteloso para o cuidado materno-infantil dos indígenas, este estudo descreve a experiência de articulação entre o Departamento Regional de Saúde (DRS) IV, o Hospital Regional de Itanhaém (HRI) e as comunidades das etnias Guarani e Tupi-Guarani na Baixada Santista, cujo número de indígenas aldeados é o maior no estado de São Paulo. Durante o levantamento da literatura, análise documental e entrevista com informante chave observou-se que, com a ascensão da hospitalização do processo de gestar e parir, muitas índias passaram a ter os seus filhos em maternidades fora das aldeias e essa transição da parturição na maioria das vezes não considera os aspectos culturais e nem conta com protocolos capazes de apoiá-los. Portanto, a articulação entre DRS, HRI e comunidade indígena tem como finalidade incorporar as tradições do cuidado indígena às gestantes e crianças dentro do ambiente hospitalar. A expressão cultural desse grupo transita sobre todo o processo reprodutivo, sendo assim é fundamental legitimar o conhecimento tradicional garantindo que ele seja respeitado e passe a fazer parte do cuidado que extrapole os limites da aldeia.
Descrição
Citação
SANTANA, Geovana de Souza. Aspectos socioculturais relacionados à reprodução e maternidade da mulher indígena na Baixada Santista: reflexões para a integralidade do cuidado em saúde. 2019. 8 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Coleções