Estudo de parâmetros morfológicos e morfométricos do pâncreas endócrino de camundongos com 12 dias de vida pós-natal oriundos de proles de mães submetidas a diferentes modelos de programação metabólica com dieta hiperlipídica

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-12-04
Autores
Zanella, Adriana Prado [UNIFESP]
Orientadores
Carvalho, Carolina Prado de França [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O termo “programação metabólica” explica que, durante a ontogênese, o desenvolvimento de órgãos e sistemas passa por uma janela crítica de sensibilidade, onde fatores ambientais podem gerar ajustes no fenótipo que podem permanecer ao longo da vida. Estudos mostram que proles de mães diabéticas expostas a dietas desbalanceadas durante as fases de gestação e lactação, exibem marcante comprometimento da homeostase glicêmica, da secreção de insulina e elevado risco para o desenvolvimento de doenças crônicas a longo prazo. O objetivo deste estudo foi investigar alterações morfológicas e morfométricas do pâncreas endócrino de animais com 12 dias de vida pós-natal, oriundos de proles de mães dos seguintes grupos: controle (CON: alimentado com dieta padrão, 4,5% lipídios em g), dieta hiperlipídica (HL: alimentado com dieta HL, 34% lipídios em g, durante a gestação e lactação) e dieta hiperlipídica pré-concepção (HLPC: que recebeu dieta HL, 34% lipídios em g, 50 dias pré- concepção e durante toda gestação e lactação). A administração de dieta hiperlipídica durante a gestação e lactação causou uma redução do número de ilhotas por secção de pâncreas no grupo HL. Nesse contexto, é possível que os discretos aumentos nas áreas de células beta pancreáticas e da ilhota sejam compensatórios à redução do número de ilhotas por secção de pâncreas. Se a redução do número de ilhotas pancreáticas não for revertida posteriormente, pode trazer prejuízos da homeostase glicêmica a animais do grupo HL na vida adulta, aumentando o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Descrição
Citação
ZANELLA, Adriana Prado. Estudo de parâmetros morfológicos e morfométricos do pâncreas endócrino de camundongos com 12 dias de vida pós-natal oriundos de proles de mães submetidas a diferentes modelos de programação metabólica com dieta hiperlipídica. 2019. 8 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Coleções