Efeito da implementação do picture exchange communication system " Pecs no índice de sobrecarga de mães de autistas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-02-22
Autores
Ferreira, Carine Cruz [UNIFESP]
Orientadores
Perissinoto, Jacy [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
To verify the effect of the implementation of Picture Exchange Communication SystemPECS on the index of overload of mothers of autistic children. Methods: This is a longitudinal study. The sample consisted of eight mothers of eight children diagnosed by a multidisciplinary team according to the criteria of ICD 10 and DSM5 with ASD. To evaluate the maternal overload, the Brazilian version of the Burden Interview Scale was applied at the beginning, immediately at the end and 6 months after the participation of the children in the PECS Implementation Program. This program was composed of 24 sessions of individual speech therapy with the presence of the family member and obeyed the phases originally proposed by the system itself. To verify the nonadaptive behaviors, we used the Autism Behavior Checklist (ABC / ICA); to check the receptive and expressive language aspects we use the Expressive Vocabulary Test and the Auditory Vocabulary Test in two moments: at the beginning and immediately after participation in the Program. To classify the socioeconomic level we use the socioeconomic scale ABIPEME. Results: At the beginning of the Program there was a significant correlation between the higher maternal overload and the lower expressive vocabulary of the child. There was no statistical reduction in the maternal overload index, as nonverbal autistic children started using the alternative communication system. Conclusions: Although with a reduced number of participants it was possible to analyze the overload of the mothers of children with ASD. We verified that the degree of moderate overload was predominant in mothers of children with ASD, before and after participation in the PECS Implementation Program.
Verificar o efeito da implementação do Picture Exchange Communication System – PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças autistas. Secundariamente, verificar a correlação entre o nível de sobrecarga materna com variáveis idade, escolaridade, comportamentos não adaptativos e vocabulário receptivo e expressivo da criança e idade, escolaridade e nível socioeconômico do cuidador. Métodos: Tratase de um estudo longitudinal. A amostra foi composta por oito mães de oito crianças diagnosticadas, por equipe multidisciplinar, segundo os critérios da CID 10 e DSM5 com TEA. As mães caracterizaramse com média de idade de 43 anos; 50% ensino superior completo, 37,5% ensino médio completo e 12,5% ensino técnico; e em relação ao nível socioeconômico, 37,5% classificadas na classe C2, 25% na classe B2 e C1 respectivamente e 12,5% na classe B1. Para avaliar a sobrecarga materna, foi aplicada em forma de entrevista, a versão brasileira da Escala Burden Interview, cujo objetivo é a verificação do nível de sobrecarga dos cuidadores de indivíduos com incapacidades mental e física, em três momentos: no início, imediatamente ao final e 6 meses após a participação junto as crianças no Programa de Implementação do PECS. Esse Programa foi composto por 24 sessões de terapia fonoaudiológica individual com a presença do familiar e obedeceu as fases propostas originalmente pelo próprio sistema. Para verificarmos os comportamentos não adaptativos, foi aplicada, em forma de entrevista o Autism Behavior Checklist (ABC/ICA); para verificarmos os aspectos de linguagem receptivo e expressivo utilizamos o Teste de Vocabulário Expressivo e o Teste de Vocabulário Auditivo, que avalia o vocabulário receptivo, por meio da identificação de figuras em dois momentos: no início e imediatamente após a participação no Programa de Implementação PECS. Para classificação do nível socioeconômico foi utilizada a escala socioeconômica da ABIPEME. Resultados: No início do Programa, houve correlação significativa entre a maior sobrecarga materna e o menor vocabulário expressivo da criança. Não houve redução estatística no índice de sobrecarga materna, à medida que crianças autistas não verbais passaram a utilizar sistema de comunicação alternativa. Conclusões: Esta pesquisa, ainda que com um número reduzido de participantes, possibilitou analisar a sobrecarga das cuidadoras de crianças com TEA. Verificamos que o grau de sobrecarga Moderado foi o predominante em mães de crianças com TEA, antes e após a participação em Programa de Implementação do PECS.
Descrição
Citação