Desenvolvimento cognitivo, motor e visual em bebês e crianças saudáveis nos primeiros 42 meses de vida
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Data
2018-10-25
Autores
Costa, Ana Carla Ramos Vieira da [UNIFESP]
Orientadores
Berezovsky, Adriana [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Purpose: The Bayley Scales of Infant and Toddler DevelopmentIII
(Bayley III) is a
tool to measure the developmental status of young children in the first three years of
life including cognitive and motor functioning. The purpose of this study was to
evaluate the correlation between grating visual acuity and visual functionality through
the Bayley III in healthy children.
Methods: Binocular grating acuity (BGA) was measured by Teller acuity cards (TAC)
followed by The Bayley Scales of Infant and Toddler DevelopmentIII
(Bayley III) in
healthy participants with term birth aging from 142
months. The inclusion criteria
were: normal visual behavior observed by parents, aligned eyes, normal pediatric
development and absence of neurological condition. The BayleyIII
contains cognitive
(91 items), language (97 items), motor (138 items), socialemotional
(35 items), and
adaptive behavior scales (241 items). Only cognitive and motor domain were
included for analysis in the present study because of their direct repercussion on
vision status. Scores from BGA (logMAR) and Bayley III scores for both cognitive and
motor (gross and fine) skills were compared. The associations among the tests were
evaluated through Stata Data Analysis and Statistical Software version 12. This
protocol was approved by the Committee on Ethics in Research of UNIFESP and
informed consent was provided from parents/guardians.
Results: A group of 40 children (20 females; 50 %) with ages ranging from 1.2 to
42.1 months (mean=16.87 ± 10.34 months, median=14.5 months) was tested. BGA
ranged from 0.01 to 1.06 logMAR (mean=0.39±0.27 logMAR; median=0.36 logMAR)
and was within normal age limits for all participants. There was a strong and
significant negative correlation between BGA and age (Pearson; r=0.82,
P≤0.001). Cognitive raw data score ranged from 11 to 90 (mean=49.92±18.93 points;
median=51.50 points), with a strong and significant positive correlation between
cognitive score and age (Pearson; r=0.81, P≤0.001). Gross motor score ranged from
12 to 72 (mean=41.72 ± 16.23 points; median=40.00 points), with a strong and
significant positive correlation between gross motor score and age (Pearson; r=0.75,
P≤0.001). And fine motor score ranged from 4 to 60 (mean=39.75±14.63 points;
median=41.50 points), with a strong and significant positive correlation between fine
motor score and age (Pearson; r=0.77; P≤0.001). There was a significant correlation
between BGA scores and cognitive, gross and fine motor scores respectively (r=0.73,
p≤0.16; r=0.64
p≤0.05; r=0.69,
p≤0.02).
Conclusions: A high correlation was found in this study of healthy children between
grating acuity threshold measured by TAC and cognitive and motor scores measured
by Bayley III. These results showed that Bayley III might be a useful tool to assess
the repercussion of visual impairment in the cognitive and motor development of
young children in future studies.
Objetivo: A Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil e InfantilIII (Bayley III) é uma ferramenta para medir o estado de desenvolvimento de crianças pequenas nos primeiros três anos de vida, incluindo o funcionamento cognitivo e motor. O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação entre a acuidade visual da grade e a funcionalidade visual através do Bayley III em crianças saudáveis. Métodos: A acuidade binocular da grade (AVgrades) foi medida por cartões de acuidade de Teller (CAT) seguidos pelas escalas de Bayley do desenvolvimento infantil e da criançaIII (Bayley III) em participantes saudáveis com o envelhecimento do nascimento 142 meses. Os critérios de inclusão foram: comportamento visual normal observado pelos pais, olhos alinhados, desenvolvimento pediátrico normal e ausência de condição neurológica. O BayleyIII contém escalas cognitivas (91 itens), linguagem (97 itens), motoras (138 itens), socioemocionais (35 itens) e adaptativas (241 itens). Apenas domínio cognitivo e motor foram incluídos para análise no presente estudo, devido à sua repercussão direta no estado da visão. As pontuações dos escores de AVgrades (logMAR) e Bayley III para as habilidades cognitiva e motora (bruta e fina) foram comparadas. As associações entre os testes foram avaliadas por meio do Software Stata Data Analysis e Statistical versão 12. Esse protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e o consentimento informado foi fornecido pelos pais / responsáveis. Resultados: Um grupo de 40 crianças (20 meninas; 50%) com idades variando de 1,2 a 42,1 meses (média=16,87±10,34 meses, mediana=14,5 meses) foi testado. A AVgrades variou de 0,01 a 1,06 logMAR (média=0,39±0,27 logMAR; mediana =0,36 logMAR) e estava dentro dos limites de idade normal para todos os participantes. Houve forte e significativa correlação negativa entre AVgrades e idade (Pearson; r=0,82, P≤0,001). O escore de dados brutos cognitivos variou de 11 a 90 (média =49,92±18,93 pontos; mediana=51,50 pontos), com uma forte e significativa correlação positiva entre o escore cognitivo e a idade (Pearson; r=0,81, P≤0,001). O escore motor brusco variou de 12 a 72 (média=41,72±16,23 pontos; mediana=40,00 pontos), com forte e significativa correlação positiva entre escore motor bruto e idade (Pearson; r=0,75, P≤0,001). E o escore motor fino variou de 4 a 60 (média=39,75 ±14,63 pontos; mediana=41,50 pontos), com uma forte e significativa correlação positiva entre o escore motor fino e a idade (Pearson; r=0,77; P≤0,001). Houve correlação significativa entre os escores do BGA e os escores motor cognitivo, brusco e fino, respectivamente (r=0,73, p≤0,16; r=0,64, p≤0,05; r = 0,69, p≤0,02). Conclusões: Uma alta correlação foi encontrada neste estudo de crianças saudáveis entre o limiar de acuidade da grade medida pelo CAT e os escores cognitivos e motores medidos por Bayley III. Esses resultados mostraram que Bayley III pode ser uma ferramenta útil para avaliar a repercussão da deficiência visual no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças pequenas em estudos futuros.
Objetivo: A Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil e InfantilIII (Bayley III) é uma ferramenta para medir o estado de desenvolvimento de crianças pequenas nos primeiros três anos de vida, incluindo o funcionamento cognitivo e motor. O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação entre a acuidade visual da grade e a funcionalidade visual através do Bayley III em crianças saudáveis. Métodos: A acuidade binocular da grade (AVgrades) foi medida por cartões de acuidade de Teller (CAT) seguidos pelas escalas de Bayley do desenvolvimento infantil e da criançaIII (Bayley III) em participantes saudáveis com o envelhecimento do nascimento 142 meses. Os critérios de inclusão foram: comportamento visual normal observado pelos pais, olhos alinhados, desenvolvimento pediátrico normal e ausência de condição neurológica. O BayleyIII contém escalas cognitivas (91 itens), linguagem (97 itens), motoras (138 itens), socioemocionais (35 itens) e adaptativas (241 itens). Apenas domínio cognitivo e motor foram incluídos para análise no presente estudo, devido à sua repercussão direta no estado da visão. As pontuações dos escores de AVgrades (logMAR) e Bayley III para as habilidades cognitiva e motora (bruta e fina) foram comparadas. As associações entre os testes foram avaliadas por meio do Software Stata Data Analysis e Statistical versão 12. Esse protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e o consentimento informado foi fornecido pelos pais / responsáveis. Resultados: Um grupo de 40 crianças (20 meninas; 50%) com idades variando de 1,2 a 42,1 meses (média=16,87±10,34 meses, mediana=14,5 meses) foi testado. A AVgrades variou de 0,01 a 1,06 logMAR (média=0,39±0,27 logMAR; mediana =0,36 logMAR) e estava dentro dos limites de idade normal para todos os participantes. Houve forte e significativa correlação negativa entre AVgrades e idade (Pearson; r=0,82, P≤0,001). O escore de dados brutos cognitivos variou de 11 a 90 (média =49,92±18,93 pontos; mediana=51,50 pontos), com uma forte e significativa correlação positiva entre o escore cognitivo e a idade (Pearson; r=0,81, P≤0,001). O escore motor brusco variou de 12 a 72 (média=41,72±16,23 pontos; mediana=40,00 pontos), com forte e significativa correlação positiva entre escore motor bruto e idade (Pearson; r=0,75, P≤0,001). E o escore motor fino variou de 4 a 60 (média=39,75 ±14,63 pontos; mediana=41,50 pontos), com uma forte e significativa correlação positiva entre o escore motor fino e a idade (Pearson; r=0,77; P≤0,001). Houve correlação significativa entre os escores do BGA e os escores motor cognitivo, brusco e fino, respectivamente (r=0,73, p≤0,16; r=0,64, p≤0,05; r = 0,69, p≤0,02). Conclusões: Uma alta correlação foi encontrada neste estudo de crianças saudáveis entre o limiar de acuidade da grade medida pelo CAT e os escores cognitivos e motores medidos por Bayley III. Esses resultados mostraram que Bayley III pode ser uma ferramenta útil para avaliar a repercussão da deficiência visual no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças pequenas em estudos futuros.
Descrição
Citação
COSTA, Ana Carla Ramos Vieira da. Desenvolvimento cognitivo, motor e visual em bebês e crianças saudáveis nos primeiros 42 meses de vida. 2018. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2018.