Máximos E Mínimos No Ensino Básico: Uma Abordagem Utilizando A Otimização Linear E Não-Linear
Arquivos
Data
2018-06-08
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Work Aims To Propose An Approach To The Contents Of Basic Education In Which The Concepts Of Maximum And Minimum Are Presented, Giving The Student A Vision Of Optimization. Firstly, According To The Official Curriculum Of The State Of São Paulo, The Themes That Deal With Maxima And Minima And Explanations In The Way They Are Worked Out In This Stage Of Education Are Taken, Taking As Reference Authors Of Literatures Commonly Used In Elementary School - Final Years And In High School. Then, The Concept Of Mathematical Modeling Is Developed, Linear Optimization And Its Graphical And Analytical Resolutions Are Discussed, And Nonlinear Optimization Is Presented. Finally, Lesson Plans Are Suggested, Focusing On The Subjects Raised, Which Can Be Applied During The Basic Education In Order To Elucidate The Optimization Always In A Contextualized Way, Seeking To Bring The Subject Closer To The Reality Of The Student.
Este Trabalho Tem Como Objetivo Propor Uma Abordagem Para Os Conteúdos Do Ensino Básico Em Que Se Apresentam Os Conceitos De Máximos E Mínimos, Proporcionando Ao Aluno Uma Visão Da Otimização. Primeiramente, Foi Levantado, Segundo O Currículo Oficial Do Estado De São Paulo, Os Temas Que Tratam De Máximos E Mínimos E Explanados Na Forma Como São Trabalhados Nessa Etapa Do Ensino, Tomando Como Referência Autores De Literaturas Comumente Usadas No Ensino Fundamental - Anos Finais E No Ensino Médio. Em Seguida, Desenvolve-Se O Conceito De Modelagem Matemática, Aborda-Se A Otimização Linear E Suas Resoluções Gráficas E Analíticas, E Apresenta-Se A Otimização Não-Linear. Por Fim, Sugerem-Se Planos De Aulas, Com Foco Nos Assuntos Levantados, Que Podem Ser Aplicadas No Decorrer Do Ensino Básico A Fim De Elucidar A Otimização Sempre De Forma Contextualizada, Buscando Aproximar O Tema Da Realidade Do Educando.
Este Trabalho Tem Como Objetivo Propor Uma Abordagem Para Os Conteúdos Do Ensino Básico Em Que Se Apresentam Os Conceitos De Máximos E Mínimos, Proporcionando Ao Aluno Uma Visão Da Otimização. Primeiramente, Foi Levantado, Segundo O Currículo Oficial Do Estado De São Paulo, Os Temas Que Tratam De Máximos E Mínimos E Explanados Na Forma Como São Trabalhados Nessa Etapa Do Ensino, Tomando Como Referência Autores De Literaturas Comumente Usadas No Ensino Fundamental - Anos Finais E No Ensino Médio. Em Seguida, Desenvolve-Se O Conceito De Modelagem Matemática, Aborda-Se A Otimização Linear E Suas Resoluções Gráficas E Analíticas, E Apresenta-Se A Otimização Não-Linear. Por Fim, Sugerem-Se Planos De Aulas, Com Foco Nos Assuntos Levantados, Que Podem Ser Aplicadas No Decorrer Do Ensino Básico A Fim De Elucidar A Otimização Sempre De Forma Contextualizada, Buscando Aproximar O Tema Da Realidade Do Educando.