Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.

Imagem de Miniatura
Data
2018-07-31
Autores
Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]
Orientadores
Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The Present Study, Embodied In The Intersection Of Education, Social-Historical-Cultural Psychology And Applied Linguistics, Investigates Whether And How The Curricular Adaptations Have Been Implemented In Regular Schools Where Deaf Students Are Enrolled, Based On The Premise That, Regarding Educational Inclusion, It Is The Social Environment That Must Be Adjusted And Offer Educational Responses To The Characters, Abilities And Interests Of The Students. Therefore, It Is Necessary To Change The Teaching Methodologies, Invest In Teacher Education Programs And Develop Curricular Adaptations That Come Forward As Social Compensation Instruments (Vygotsky, 1924 - 1997) To Enable Access To School Knowledge. Supported By Vygotsky's Social-Historical-Cultural Theory (1924 - 1934), By The National Teaching-Learning Policy (Brasil, 2003, 2001, 1996) And By Authors Who Discuss Educational Inclusion And Exclusion (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) And Other Analogous Subjects, Such As Teaching Portuguese To Deaf
Este Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para Su
Descrição
Citação