Avaliação do impacto do programa de controle da poluição do ar por veículos automotores e da frota em desacordo com o programa na saúde pública da Região Metropolitana de São Paulo

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Date
2018-03-15Author
Leirião, Luciana Ferreira Leite [UNIFESP]
Advisor
Miraglia, Simone Georges El Khouri [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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Objective: To evaluate the environmental and health impact of the fleet in
disagreement with the actual phases of PROCONVE in the Metropolitan Region of São
Paulo. Methods: We conducted a five-year interval analysis between 1985 and 2015
to verify the contribution of vehicles emissions to air quality. Using Aphekom method,
we estimated the number of avoided deaths due to the decrease on emission of
particulate matter on this period by vehicles. We also conducted bottom-up analysis to
detach emissions from vehicles of different ages in 2014 and 2015. We projected a
new scenario of emissions replacing those vehicles in disagreement with actual
phases of PROCONVE for newer ones. Using the difference between the actual air
quality and the one from the projected scenario, we estimated the years of life lost due
to emissions by old vehicles. Results: The historical analysis indicated that
PROCONVE effects could be noticed only from 1995 on. Between 1995 and 2015, air
quality improved16 μg/m³ to particulate matter and it could be associated with 903 nonexternal avoided deaths. The separation of emissions by vehicles of different ages
revealed that trucks and buses are the main responsible for particulate matter
emissions. A scenario without vehicles in disagreement with actual phases of
PROCONVE would decrease the PM10 concentration in 10 μg/m³ and PM2,5
concentration in 6 μg/m³. This air quality improvement could avoid more than
65,000 years of life lost due to air pollution between 2014 and 2015 and save more
than US$ 4 bi. Conclusions: Old vehicle which circulate in Metropolitan Region of São
Paulo are one of the biggest obstacles to PROCONVE success. The public health
costs avoided with an air quality improvement due to retirement of old vehicles could
finance change in transportation modes. Objetivo: Avaliar, na Região Metropolitana de São Paulo, o impacto das emissões
oriundas da frota veicular em desacordo com as fases mais recentes do PROCONVE
no meio ambiente e na saúde pública. Métodos: Por meio de uma análise quinquenal
desde 1985, verificou-se a contribuição das emissões veiculares para a qualidade do
ar. Utilizando-se o método Aphekom, estimou-se o número de óbitos que foram
evitados em decorrência da melhora da qualidade do ar associada à redução de
emissões veiculares de material particulado. Para os anos de 2014 e 2015, por meio
da análise bottom-up, segregou-se as emissões dos veículos de diferentes idades.
Substituindo os valores de emissões dos veículos em desacordo com as fases mais
recentes do PROCONVE por emissões de veículos mais novos, projetou-se cenários
nos quais a frota total da Região Metropolitana de São Paulo fosse composta apenas
por veículos de acordo com as fases mais recentes do PROCONVE. A diferença entre
a qualidade do ar medida nos anos de 2014 e 2015 e nos cenários criados foi utilizada
para calcular os anos de vida perdidos pela população em decorrência das emissões
dos veículos mais antigos e esse benefício foi valorado. Resultados: Na análise
histórica, percebeu-se que os efeitos do PROCONVE só puderam ser observados a
partir de 1995. Entre 1995 e 2015, houve uma melhora de 16 μg/m³ na concentração
atmosférica do material particulado, o que pode ter evitado até 903 óbitos por causas
não externas. Os maiores responsáveis pelas emissões de material particulado na
Região Metropolitana de São Paulo são os caminhões e os ônibus. Um cenário sem
a circulação de veículos em desacordo com as fases mais recentes do PROCONVE
reduziria em aproximadamente em 10 μg/m³ a concentração do MP10 e em 6 μg/m³ a
concentração do MP2,5. Essa melhora poderia reduzir em mais de 65.000 os anos de
vida perdidos em decorrência da poluição atmosférica no biênio 2014-2015 e trazer
economias de até US$ 4 bi. Conclusões: Os veículos antigos ainda em circulação
representam uma das maiores barreiras para o sucesso do PROCONVE. A retirada
desses veículos de circulação poderia trazer economias em saúde, que poderiam
subsidiar outros programas ou incentivos a mudanças no modal de transporte.
Keywords
Air pollutionVehicle emissions
PROCONVE
Health impact
Particulate matter
Poluição atmosférica
Emissões veiculares
PROCONVE
Impacto em saúde
Material particulado