Impactos dos subsídios aos combustíveis fósseis: impostos sobre carbono e desdobramentos no Brasil

Impactos dos subsídios aos combustíveis fósseis: impostos sobre carbono e desdobramentos no Brasil

Alternative title Impacts of fossil fuel subsidies: carbon taxes and developments in Brazil
Author Reis, Julia Araujo dos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Tayra, Flávio Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract As mudanças climáticas vêm causando impactos em sistemas naturais e humanos fazendo com que alguns dos serviços prestados pelos muitos ecossistemas terrestres e oceânicos se modifiquem. Estudo realizado pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) aponta que um aquecimento médio global de 1,5 oC é altamente ameaçador para o funcionamento das sociedades contemporâneas. A tentativa de não ultrapassar este 1,5°C passa pela redução das emissões de CO2 , responsáveis por 90% dos lançamentos dos gases do efeito estufa na atmosfera, cujas emissões deveriam cair pela metade a cada década, de modo que devam ser zeradas até 2050. Contudo, mesmo com as conferências, acordos e pressões para que os países diminuam as emissões deste poluente, proveniente, em sua maior parte, da queima de combustíveis fósseis, os lançamentos do mesmo vêm crescendo nos últimos anos, reforçados pelos aportes a estes combustíveis. Desta forma, a redução dos subsídios a combustíveis fósseis é de suma importância para que se alcance o objetivo de se amenizar as alterações climáticas. Entretanto, esses subsídios continuam aumentando em países como Austrália, Itália e Brasil, sendo que o último ocupa a posição de sexto maior emissor de gases de efeito estufa e supera a média dos países do G20 quanto aos subsídios a combustíveis fósseis. Diante de tal panorama, a presente pesquisa visa analisar os motivos dos subsídios aos combustíveis fósseis, mesmo estes representando graves danos ambientais, desajustes macroeconômicos, fiscais e sociais, além de buscar compreender os impactos socioeconômicos e ambientais de tal política, sobretudo os desdobramentos no caso brasileiro. Para tanto, será utilizado uma abordagem de pesquisa essencialmente bibliográfica e exploratória de caráter quali-quantitativa, partindo-se do acervo disponível em livros, artigos e relatórios para delinear os valores e os pensamentos acerca dos impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis e como os aportes a estes combustíveis colaboram para o cenário vivido em âmbito mundial e nacional de alterações climáticas e as consequências desta política na sociedade.

Climate change has been causing impacts on observable natural and human systems, causing some of the services rendered by many terrestrial and oceanic ecosystems to be modified due to global warming. Moreover, a study conducted by the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) points out that a global average warming of 1,5ºC is highly threatening for the functioning of contemporary societies. The attempt not to exceed this 1.5°C irrevocably passes by the reduction of CO2 emissions, responsible for 90% of the releases of greenhouse gases in the atmosphere, whose emissions must fall by half each decade, so that they should be zeroed up to 2050. However, even with conferences, agreements and pressures for countries to reduce emissions from this pollutant, mostly from the burning of fossil fuels, the launches of it have been growing in recent years, reinforced by the contributions to these Fuels. In this way, the reduction of fossil fuel subsidies is of paramount importance in order to achieve the objective of easing climate change. However, these subsidies continue to increase in countries such as Australia, Italy and Brazil, and the latter occupies the position of the sixth largest emitter of greenhouse gases and exceeds the average of the G20 countries as well as fossil fuel subsidies. In view of this panorama, this research aims to analyze the motives of fossil fuels subsidies, even representing serious environmental damage, macroeconomic, fiscal and social misfits, in addition to seeking to understand the impacts Socio-economic and environmental aspects of this policy, especially the developments in the Brazilian case. To this end, will be used an essentially bibliographic and exploratory research approach of quali-quantitative character, starting from the collection available in books, articles and reports to delineate the values and thoughts about the Environmental impacts caused by the use of fossil fuels and how these fuels contribute to the scenario experienced worldwide and national climate change and the consequences of this policy in society.
Keywords Subsídios
Combustíveis fósseis
Impactos socioeconômicos
Impactos ambientais
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Osasco
Language Portuguese
Date 2019
Published in REIS, Julia Araújo dos. Impactos dos subsídios aos combustíveis fósseis: impostos sobre carbono e desdobramentos no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, 2019.
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 84 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51879

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Name: Monografia - Julia Araujo dos Reis.pdf
Size: 1.281Mb
Format: PDF
Description: Impactos dos subsídios aos combustíveis fósseis: impostos sobre carbono e desdobramentos no Brasil
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