Educação superior no Brasil e Chile em perspectiva comparada: movimentos opostos?

Educação superior no Brasil e Chile em perspectiva comparada: movimentos opostos?

Author Giacomini, André de Souza Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Souza, Luciana Rosa de Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract O atual panorama socioeconômico latinoamericano traz à tona o debate sobre a real importância social da educação como fator para a construção da cidadania na região. Considerando que Brasil e Chile têm processos históricos educacionais distintos, e que, ambos os países sinalizam para movimentos opostos frente às questões educacionais, quebrando os padrões históricos de ambos, qual seja, a pauta neoliberal norteando o debate educacional no Brasil, enquanto no Chile a pressão popular caminhou para a estatização do ensino superior. Assim, este artigo analisa comparativamente se a política pública para educação superior no Brasil e no Chile seguiu uma tendência oposta (privatização no Brasil e estatização no Chile) entre 2000 a 2016. Como metodologia, propõe-se uma análise comparativa de políticas públicas para o ensino superior, com base na teoria das capacitações de Sen (2000).

The current latin american socioeconomic landscape brings up the debate about the real social value of education as a factor in the formation of citizenship in the region. Considering Brazil and Chile have distincts educational histories, and that, both countries signals opposing movements facing educational issues, breaking the historical patterns of both, that is, the neoliberal agenda guiding the educational debate in Brazil, while in Chile the popular pressure has moved towards the nationalization of higher education. Therefore, this article aims to comparatively analyse if the public politics for higher education in Brazil and Chile followed an opposite trend (privatization in Brazil and nationalization in Chile) between 2000 and 2016. As methodology, we propose the public politics comparative analysis for higher education, basing ourselves on Sen’s capabilities theory (2000), where the development is an individual liberties generator that should be stimulated by the State.
Keywords Ensino Superior
Brasil
Chile
Teoria das capacitações
Políticas públicas comparadas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Osasco
Language Portuguese
Date 2019
Published in GIACOMINI, André de Souza. Educação superior no Brasil e Chile em perspectiva comparada: movimentos opostos? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo, 2019.
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 30 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51793

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Name: André de Souza ... perspectiva comparada.pdf
Size: 1.035Mb
Format: PDF
Description: Educação superior no Brasil e Chile em perspectiva comparada_movimentos opostos
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