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“Uma ferrovia em três tempos”: A construção da Variante de Poá e seus impactos socioespaciais no território paulistano (1921-1958).

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FINAL - “UMA FERROVIA EM TRÊS TEMPOS”_ A CONSTRUÇÃO DA VARIANTE DE POÁ E SEUS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS NO TERRITÓRIO PAULISTANO (1921-1958) - THAÍS GABRIELLE SANTOS DA COSTA.docx.pdf (13.10Mb)
Date
2019-12-04
Author
Costa, Thaís Gabrielle Santos da [UNIFESP]
Advisor
Atique, Fernando [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
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Alternative Title
"a railwayin three times": the construction of Poá variant and this socio-space impacts in the paulistan territory (1921-1958).
Abstract
"O conceito do binômio café-ferrovia foi, por muito tempo, usado para explicar o desenvolvimento da malha ferroviária no território paulista. Porém, atentando-se à expansão industrial e imobiliária de áreas consideradas “suburbanas” do estado, é possível estabelecer uma nova perspectiva para a análise da formação desta malha ferroviária. O objetivo deste trabalho é estudar o ramal ferroviário conhecido como “Variante Poá-Norte”, antiga linha férrea inaugurada em 1934, correlacionando-a com as atividades imobiliárias e o surgimento de grandes indústrias na região lindeira à linha, na porção Leste da capital paulista. Para esta análise documental foram usadas quatro fontes: conjunto de jornais da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional, entre 1920 e 1960; abaixo-assinado da população do entorno da ferrovia para finalização das obras; mosaico de cartas do mapeamento “Sara Brasil”, de 1930 e mosaico de fotos aéreas do “Geoportal Memória Paulista"", de 1958. Com base na análise dos dados, as conclusões corroboram a hipótese de pesquisa, em que esta malha se desenvolve em conjunto com o processo de industrialização e especulação imobiliária da região periférica, hoje, Zona Leste da cidade de São Paulo."
Keywords
Ferrovia
Zona Leste
Industrialização
Especulação Imobiliária
São Paulo
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51782
Collections
  • História [492]

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