“Fale Mais Sobre Isso” Como o Amor Romântico é Sentido no Corpo Humano
Date
2019-12-02Author
Petucco, Giovanna Teixeira [UNIFESP]
Advisor
Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
A monografia descrita foi fruto de um trabalho realizado em duas partes. A primeira parte, de caráter quantitativo, teve o intuito de investigar como os diferentes tipos de amor romântico influenciavam variáveis de humor e a qualidade de sono dos indivíduos, participando indivíduos que se encontravam em relacionamentos de até 2 anos (Amor Apaixonado) e indivíduos em relacionamentos com mais de 15 anos (Amor Companheiro) comparados a um grupo controle de indivíduos solteiros e que não estavam apaixonados. Foi também realizada uma coleta de amostras salivares para análise dos níveis de cortisol nos diferentes grupos estudados. A partir disso foram obtidos resultados que apresentaram níveis mais elevados de cortisol para o grupo Amor Companheiro em relação ao Grupo Solteiro e não foram encontradas diferenças nos estados de humor e padrões de sono entre os grupos estudados.
A segunda parte deste trabalho é uma pesquisa qualitativa, em que se realizou entrevistas semi-estruturadas com indivíduos que se encontravam em relacionamentos estáveis de até 2 anos e que declararam estar apaixonados por seus parceiros no momento, a fim de descobrir, a partir de seus depoimentos, as sensações biológicas que o sentimento amoroso desperta. A partir dos dados coletados nas entrevistas foram obtidos relatos que eram condizentes com os estudos já realizados sobre o assunto e, portanto, foi pesquisado na literatura científica sobre o tema os fundamentos que expliquem tais respostas psicobiológicas do organismo. Também foram criadas uma nuvem de palavras com os termos mais relatados durante as entrevistas e modelos corporais que ilustram as alterações do organismo observadas pelos entrevistados devido ao sentimento de amor romântico.
Citation
PETUCCO, Giovanna Teixeira. “Fale Mais Sobre Isso” Como o Amor Romântico é Sentido no Corpo Humano. 2019. 60 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2019.Sponsorship
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Collections
- Psicologia [216]