Um percurso de formação em psicologia: Cenas de intensidades para uma (trans)formação ético-política

Data
2019-12-05
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso busca relatar e analisar o percurso de formação em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, realizado no período de 2015 a 2019. Trata-se de um estudo descritivo e analítico sobre o percurso em forma de relato de experiências próprias à formação, sucedidas em diferentes territórios da Baixada Santista. Como fonte de dados são utilizados diversos materiais produzidos neste período, como diários de campo; atividades acadêmicas avaliativas tais como, ensaios e narrativas; relatórios de estágio; registros de experiência, entre outros documentos. A análise temática dos documentos obtidos apresenta as transformações vividas durante o trajeto de modo a expor a interdisciplinaridade e a transversalidade das experiências, indicando um percurso em platôs que possibilita a compreensão de temas centrais que o perpassam, como a inserção em cenas e situações de diferentes territórios percorridos durante a trajetória; o contato com diferentes nódulos de redes formais e informais de indivíduos que possibilitaram compreender suas constituições e articulações; as possíveis configurações, modos de escuta, formas de atuação e intervenção com grupos de diferentes contextos populacionais; reflexões acerca da formação para o trabalho a partir de experiências em equipamentos, serviços e equipes em que houve inserção profícua que possibilitou um modo de agir ético-político como psicóloga; e episódios de envolvimento com a arte durante o percurso de formação e sua utilização como instrumento de trabalho, respectivamente. À vista disso, torna-se tangível a compreensão acerca da formação em psicologia oferecida pela universidade para um agir ético-político congruente com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como para um crescimento e transformação pessoal.
This undergraduate thesis aims to report and analyze the psychology graduation at the Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, accomplished between 2015 and 2019. It is a descriptive and analytical study about the graduation course in the form of an account of experiences lived through different territories from Baixada Santista. Materials produced in this graduation process is used as the data source, such as essays, field journals, evaluative academic works, narratives, internship reports, and other documents. The thematic analysis of the obtained documents shows the transformations lived throughout the path displaying the interdisciplinarity and transversality from experiences, indicating a course in plateaus which enables comprehension of central themes that pervade, such as insertion in scenes and situations from different territories traveled during the trajectory; contact with different nodules of formal and informal networks of individuals that made it possible to understand their constitutions and articulations; the possible configurations, ways of listening, ways of acting and intervention with groups from different populational contexts; reflections on training for work from experiences in equipment, services and teams in which there was a fruitful insertion that enabled a way of ethical-political acting as a psychologist; and episodes of involvement with art during the training course and its use as a working tool, respectively. In view of this, it becomes tangible the understanding about the training in psychology offered by the university for an ethical-political act congruent with the recommendations of the National Curriculum Guidelines, as well as for personal growth and transformation.
Descrição
Citação
BARBERO, Mayara Dandara. Um percurso de formação em psicologia: Cenas de intensidades para uma (trans)formação ético-política. 2019. 64 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2019.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)