Perspectivas de infância: visões das crianças de um CAPSij de Santos

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Fecha
2019-11-21Autor
Silva, Luana Cristina da [UNIFESP]
Tutor
Nakamura, Eunice [UNIFESP]Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadatos
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Este estudo tem base em Iniciação Científica realizada no período de 2018 a 2019 e apresenta como objetivo delinear e compreender o que é ser criança em uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) em Santos, sob a perspectiva das próprias crianças e a partir de suas produções e relações tecidas no contexto. A pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiou como método a etnografia e utilizou como técnica principal a observação participante em diferentes atividades de convivência do serviço com crianças de 3 a 11 anos, no período de janeiro a abril de 2019. Dentre os elementos observados destaca-se que a inserção das crianças no serviço é permeada pela interdição dos adultos, em especial os profissionais, que coordenaram os seus fluxos pelos espaços e seus modos de interação; e também que as crianças atuaram na constituição das relações com adultos, criaram modos de interagir com as regras instituídas por estes e apresentaram o lúdico como um modo de se colocarem no contexto.
Cita
SILVA, Luana Cristina da. Perspectivas de infância: visões das crianças de um CAPSij de Santos. 2019. 96 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2019.Palabras clave
EtnografiaCriança
CAPSij
Infância
Saúde Mental
Saúde Coletiva
Antropologia
Psicologia
Responsável
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Colecciones
- Psicologia [218]