Estimulação Psicomotora em Escolares com Necessidades Educacionais Especiais

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Date
2010Author
Guimarães, Marcella de Túlio [UNIFESP]
Advisor
Carvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Introdução: A escola regular de qualquer nível ou modalidade de ensino deve
viabilizar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais,
promovendo a organização de classes comuns e de serviços de apoio
especializados. A literatura relata que o desenvolvimento psicomotor influencia no
processo de aprendizagem da criança. O presente estudo teve o propósito de
avaliar os fatores psicométricos, especialmente de equilíbrio e coordenação, de
crianças com necessidades educacionais especiais e os efeitos da estimulação
psicomotora no desenvolvimento dessas crianças.
Material e Métodos: Foram selecionadas 28 crianças com idades entre 6 e 11
anos, matriculadas na rede municipal de ensino de Santos-SP e acompanhadas
pelas Salas de Atendimento as Necessidades Educacionais Especiais (SANEE).
Após o consentimento dos pais, as crianças foram avaliadas através da
mensuração de suas medidas antropométricas e do Teste de Coordenação
Corporal para Crianças (Körperkoordinationtest für Kinder - KTK) desenvolvido por
Kiphard e Schilling (1974). Em seguida, foram realizadas intervenções
psicomotoras, sendo estas compostas por uma sessão semanal de 30 minutos,
durante quatro semanas. As crianças foram reavaliadas após o período de
intervenção. As variáveis analisadas foram os resultados dos testes Trave de
Equilíbrio , Salto Monopodal, Salto Lateral, Salto sobre Plataforma do KTK, além do
escore e coeficiente motor (QM).
Resultados: Não houve diferença nos resultados do KTK em relação ao gênero. O
escore e o QM da faixa etária de 10 a 11 anos foi significativamente maior que de 6
a 7 anos. Quanto ao nível de coordenação motora, 14,81% foram classificadas
como normal e as demais como baixo. Não houve diferenças significativas entre os
resultados do KTK pré e pós estimulação psicomotora. Três crianças passaram de
coordenação motora baixa para normal após a estimulação.
Conclusões: As crianças com necessidades educacionais especiais apresentam
coordenação motora classificada como baixa, de acordo com o KTK. Não houve
diferença no Nível de Coordenação Motora de acordo com o gênero. Crianças da
faixa etária de 10 a 11 anos apresentaram melhor coordenação motora que as de 6
a 7 anos. Em relação a estimulação psicomotora, quatro semanas foram
insuficientes para promover melhoras na coordenação e equilíbrio das crianças,
embora, algumas crianças tenham apresentado ganhos consideráveis
Citation
GUIMARÃES, Marcella de Túlio. Estimulação Psicomotora em Escolares com Necessidades Educacionais Especiais. 2010. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Fisioterapia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2010.Collections
- Fisioterapia [201]