“Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil”: homossexualidade masculina e identidade docente

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-05-31
Autores
Oliveira, Vinicius Expedito Mena
Orientadores
Finco, Daniela
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a relação entre a identidade docente, as relações de gênero e a diversidade sexual no âmbito da Educação Infantil. Discute a construção da identidade docente a partir das experiências de 05 professores homens homossexuais que atuam ou aturam diretamente com a educação e com o cuidado das crianças pequenas, em creches e pré-escolas. Busca compreender qual é o lugar destes profissionais em um espaço historicamente e socialmente construído e dito como feminino. A partir das respostas de questionários semiabertos, a pesquisa analisa as experiências destes docentes buscando compreender as possibilidades, os entraves e os desafios do trabalho educativo com crianças pequenas. Traz o debate a respeito das causas e consequências geradas pelo tanto pelo preconceito de gênero quanto pela discriminação sexual (homofobia), na esfera pública dentro de instituições de Educação Infantil. Busca contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da construção da identidade docente na Educação da Pequena Infância, nas relações de gênero e de respeito à diversidade sexual no combate à homofobia.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Vinicius Expedito Mena de. “Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil”: homossexualidade masculina e identidade docente. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 57f. 2018.
Coleções