A importância do brincar no desenvolvimento infantil como ferramenta do assistente social

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Data
2019
Autores
Costa, Manuela Fernandes [UNIFESP]
Orientadores
Paula, Marcos Ferreira de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
A pesquisa busca aprofundar-se na compreensão do papel do assistente social frente à criança atual na vivência educacional, alargando as suas premissas sobre o processo histórico em termos sociais, além de buscar conceituar o significado da primeira infância e do brincar, assim como do papel e da importância que o brincar na primeira infância exerce na constituição de sujeitos cidadãos, no âmbito das institucionalizações, como a família e a escola, em que a própria criança firma identidade e sente-se pertencida nessa fase da vida. Toda a dimensão das conquistas e dos desafios das políticas públicas, em relação à criança, principalmente na primeira infância, concerne à formação de sujeitos possuidores de direitos e, neste caso, ao reconhecimento da relevância do lúdico como um dos direitos da criança. Nossa pesquisa visa mostrar o quão essencial esta ferramenta é no acolhimento da primeira infância. Por isso, a atuação do assistente social, não somente na educação infantil, mas em todo espaço que conduz ao atendimento a este público infantil, no processo de acompanhamento socioeducativoe integral da família, é igualmente fundamental.
Descrição
Citação
COSTA, Manuela Fernandes. A importância do brincar no desenvolvimento infantil como ferramenta do assistente social. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviços Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
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