• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Pedagogia
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Pedagogia
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo sobre a gestão democrática e a relação entre famílias e escola : o ponto de vista da equipe gestora

Thumbnail
View/Open
TCC_CamilaPilatis 2604.pdf (623.1Kb)
Date
2019-05-03
Author
Pilatis, Camila [UNIFESP]
Advisor
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Study about democratic management and the relationship between families and school: the point of view of management team
Abstract
O tema desta pesquisa de Conclusão de Curso de Pedagogia é a relação família-escola, numa perspectiva sociológica. O foco desta pesquisa é investigar a forma como se estabelece a relação entre famílias e escola, a partir de estudo realizado em uma escola municipal de Guarulhos, reconhecida na rede por ter em sua base a valorização da participação das famílias e da comunidade nas atividades escolares como ponto importante. O objetivo central é compreender como se dá a gestão democrática e a participação da família na escola investigada, a partir da lógica da equipe de gestão. Para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de referência: Zago (1994), Thin (2006), Moura (2009), Santana (2010), Vieira; Raginato, Moraes (2009), Maurício (2009), Garrafa; Lomonaco (2009), Bezerra (2010), Mendes (2009), Paro (1995) e Nunes; Vilarinho (2001). A metodologia utilizada na coleta dos dados baseou-se em dados de observação do espaço escolar e na realização de entrevistas semiestruturadas com o trio gestor da escola (direção, vice-direção e coordenação). O trabalho é finalizado com a análise dos dados coletados em relação ao referencial teórico. Com as informações coletadas, foi possível evidenciar que a democracia na escola, mesmo assegurada legalmente, encontra dificuldades para sua efetivação, dificuldades que possuem origem histórica, política, social e cultural.
Keywords
Gestão democrática
Participação
Escola-família
Escola e democracia
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51528
Collections
  • Pedagogia [263]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV