Estudo sobre a gestão democrática e a relação entre famílias e escola : o ponto de vista da equipe gestora

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Data
2019-05-03
Autores
Pilatis, Camila [UNIFESP]
Orientadores
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O tema desta pesquisa de Conclusão de Curso de Pedagogia é a relação família-escola, numa perspectiva sociológica. O foco desta pesquisa é investigar a forma como se estabelece a relação entre famílias e escola, a partir de estudo realizado em uma escola municipal de Guarulhos, reconhecida na rede por ter em sua base a valorização da participação das famílias e da comunidade nas atividades escolares como ponto importante. O objetivo central é compreender como se dá a gestão democrática e a participação da família na escola investigada, a partir da lógica da equipe de gestão. Para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de referência: Zago (1994), Thin (2006), Moura (2009), Santana (2010), Vieira; Raginato, Moraes (2009), Maurício (2009), Garrafa; Lomonaco (2009), Bezerra (2010), Mendes (2009), Paro (1995) e Nunes; Vilarinho (2001). A metodologia utilizada na coleta dos dados baseou-se em dados de observação do espaço escolar e na realização de entrevistas semiestruturadas com o trio gestor da escola (direção, vice-direção e coordenação). O trabalho é finalizado com a análise dos dados coletados em relação ao referencial teórico. Com as informações coletadas, foi possível evidenciar que a democracia na escola, mesmo assegurada legalmente, encontra dificuldades para sua efetivação, dificuldades que possuem origem histórica, política, social e cultural.
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