• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Distúrbios da Comunicação Humana
  • Ver ítem
  •   Repositorio Institucional UNIFESP
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Distúrbios da Comunicação Humana
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação Comportamental E Eletrofisiológica Do Processamento Auditivo Em Crianças Com Traumatismo Cranioencefálico Pré E Pós Terapia Fonoaudiológica

Thumbnail
Fecha
2017-02-24
Autor
Silva, Mariane Richetto Da [UNIFESP]
Tutor
Gil, Daniela [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Objective: To verify the effects of a speech-language intervention program in children after traumatic brain injury (TBI) on hearing and metalinguistic abilities. Method: The study included 5 children, aged 9 to 11 years, who had moderate or Severe at least 6 months, right-handed, literate before the injury, do not present difficulties before the injury, Central Auditory Processing Disorder and Reading and Writing Change. Electrophysiological evaluation (BAEP, PEALL with TB and with complex stimulus), behavioral evaluation of central auditory processing and reading and writing evaluation were performed. Ten sessions of speech therapy intervention were carried out, in which language and hearing aspects were stimulated. After the sessions were finished, the behavioral and electrophysiological evaluations were performed. Results: A statistically significant result, post phonoaudiological intervention, in the items phonemic synthesis and phonemic awareness of phonological awareness; In the PEALL with tone burst there was improvement in the latency of the N1 left ear, P2 in both ears, N2 in both ears and P3 in the right ear; In the BAEP there was improvement in the latency of the I wave in the left ear and in the Central Auditory Processing improvement in the test of sequential memory of 3 sounds sounds verbal and the test of speech with white noise in the right ear. Conclusion: The speech-language intervention program developed is effective in children after traumatic brain injury.
 
Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica em crianças pós traumatismo cranioencefálico (TCE) sobre as habilidades auditivas e de metalinguísticas.Método: Participaram da pesquisa 5 crianças, idade entre 9 e 11 anos, que sofreram TCE fechado de grau moderado ou grave à no mínimo 6 meses, destros, alfabetizados antes da lesão, não apresentar dificuldades anteriores à lesão, apresentar Transtorno do Processamento Auditivo Central e Alteração de Leitura e Escrita. Realizado a avaliação eletrofisiológica (PEATE, PEALL com TB e com estímulo complexo), avaliação comportamental do processamento auditivo central e avaliação de leitura e escrita. Foram realizadas 10 sessões de intervenção fonoaudiológica, na qual foram estimulados aspectos de linguagem e de audição. Após o término das sessões foram realizadas as avaliações comportamentais e eletrofisiológicas. Resultados: Resultado estatisticamente significante, pós intervenção fonoaudiológica, nos itens síntese fonêmica e segmentação fonêmica da consciência fonológica; no PEALL com tone burst observou-se melhora nas latência do componente N1 orelha esquerda, P2 em ambas as orelhas, N2 em ambas as orelhas e P3 na orelha direita; no PEATE observou-se melhora na latência da onda I na orelha esquerda e no Processamento Auditivo Central melhora no teste de memória sequencial de sons verbais de 3 sons e no teste de fala com ruído branco na orelha direita. Conclusão: O programa de intervenção fonoaudiológica desenvolvido é eficaz nas crianças pós traumatismo cranioencefálico.
 
Palabras clave
Brain Trauma
Children
Auditory Perception
Language Pathology Assessment
Neuronal Plasticity
Hearing
Traumatismos Encefálicos
Criança
Percepção Auditiva
Avaliação Fonoaudiológica
Plasticidade Neuronal
Audição
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50560
Colecciones
  • PPG - Distúrbios da Comunicação Humana [403]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo repositorioComunidades & coleccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envíoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasPor fecha de envío

Mi cuenta

Acceder

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto
Theme by 
Atmire NV