Cognição social e funções executivas em adolescentes com síndrome de Turner

Data
2017-12-21
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objective: Turner syndrome (ST) characterized by total or partial deletion of the second sex chromosome (45, X) affects 1: 2,500 female newborns (Stochholm et al, 2006) and involves a wide genetic and clinical heterogeneity. The present study investigated aspects of social cognition and executive functioning in adolescents diagnosed with Turner Syndrome (TS), in order to contribute to a better understanding of the neurocognitive phenotype. Additionally, it investigated associations between these cognitive functions. Method: Sixty pubertal adolescents, aged 13 to 18 years old, were enrolled in the study, of whom 20 were diagnosed with TS and 40 controls matched by age, verbal intellectual performance, and type of school. All were submitted to a battery of neuropsychological tests with emphasis on executive functions and social cognitive skills. Parents responded to behavioral scales. Descriptive, factorial, logistic regression and correlation analyzes were adopted in the data treatment. Results: Adolescents with TS presented worse performance than controls in most of the tasks, confirming the neuropsychological profile frequently described in the literature. Measures of executive functions and social cognition were dissociated in the analyzes. Conclusions: Results indicate that social cognition is a primary condition in ST and not a consequence of executive dysfunctions. No indicators were obtained for a compensatory mechanism of executive functioning in face of social cognition difficulties.
Objetivo: A Síndrome de Turner (ST), caracterizada pela deleção total ou parcial do segundo cromossomo sexual (45,X), acomete 1:2.500 recém-nascidos do sexo feminino (Stochholm et al, 2006) e nvolve uma ampla heterogeneidade genética e clínica. O presente estudo investigou aspectos da cognição social e do funcionamento executivo em adolescentes com diagnóstico de Síndrome de Turner (ST), visando contribuir para melhor compreensão do fenótipo neurocognitivo. Adicionalmente, investigou associações entre essas funções cognitivas. Método: Participaram do estudo 60 adolescentes púberes, de 13 a 18 anos de idade, sendo vinte com diagnóstico de ST e 40 controles, equiparadas por idade, desempenho intelectual verbal e tipo de escola. Todas foram submetidas a uma bateria de testes neuropsicológicos com ênfase em funções executivas e habilidades de cognição social. Os responsáveis responderam a escalas comportamentais. Análises descritivas, fatoriais, de regressão logística e de correlação foram adotadas no tratamento dos dados. Resultados: Adolescentes com ST apresentaram pior desempenho em comparação às controles na maior parte das tarefas, confirmando o perfil neuropsicológico frequentemente descrito na literatura. Medidas de funções executivas e de cognição social se mostraram dissociadas nas análises realizadas. Conclusões: Os resultados indicam que a cognição social é uma condição primária à ST e não conseqüência de disfunções executivas. Não foram obtidos indicadores de um mecanismo de compensação do funcionamento executivo frente às dificuldades em cognição social.
Descrição
Citação
DI BENEDETTO, Luciana Mello. Cognição social e funções executivas em adolescentes com síndrome de Turner. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2017.
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