A Técnica Klauss Vianna: por uma micropolítica do corpo profano

Imagem de Miniatura
Data
2017-08-28
Autores
Barros, Camila Soares de [UNIFESP]
Orientadores
Ribeiro, Carlos Eduardo [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This research is an analitic and practical work that assumes the Klauss Vianna Technique of dance as the main object. Investigated from the perspective of the concept of profanation coined by Giorgio Agamben in Elogio da Profanação (2007), the Klauss Vianna Technique is comprehended in this research field as a profane somatic educational work for fostering emancipatory, creative and critic formation processes. It may produce, therefore, bodies that are free from the usual purposes and normalizations, wich enables an openning to elaborations of profane bodily subjectivities, that are able to act politically. The profanation of these power apparatus appears as a political, educational and artistic strategy. Studying the Klauss Vianna Technique, we intend to find out the principles and topics of this somatic educative work so that we are able to point possible counter apparatus endowed with profane potential. This analysis will occur in relation to four biopolitical operators chosen from Giorgio Agamben`s work, such as: speech act, inoperosity, use of the self, game. The present paper states that Klauss Vianna Technique founds a micropolitics of the profane body thought its principles and bodily topics.
Trata-se de pesquisa analítico-prática que tem por objeto a Técnica Klauss Vianna de dança. Investigada sob o prisma do conceito de profanação cunhado por Giorgio Agamben em Elogio da Profanação (2007), a Técnica Klauss Vianna é compreendida neste âmbito de pesquisa como um trabalho educativo somático profanador por fomentar processos formativos emancipatórios, criativos e críticos. Pode produzir experiências de liberação das finalidades usuais e normalizações nos corpos, os quais possibilitam uma abertura a elaborações de subjetividades corporais profanadoras, capazes de agir politicamente. A profanação destes dispositivos de poder aparece como estratégia política, educativa e artística. Estudando a Técnica Klauss Vianna, pretendemos averiguar os princípios e tópicos deste trabalho educativo somático de modo que possamos apontar possíveis contra-dispositivos dotados de potencial profanador. Esta análise se dará em relação com quatro operadores biopolíticos escolhidos da obra de Giorgio Agamben, são eles: performativo, inoperosidade, uso de si, e jogo. O presente trabalho afirma, portanto, que a Técnica Klauss Vianna funda, a partir de seus princípios e tópicos corporais, uma micropolítica do corpo profano.
Descrição
Citação