Os Impactos Das Condições De Trabalho Sobre A Construção Das Territorialidades Do Professor Na Escola Pública Estadual De São Paulo

View/ Open
Date
2017-08-02Author
Rezende, Marcos Pedro [UNIFESP]
Advisor
Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAbstract
In this work we seek to relate conditions of work, time and space to understand how and in what spaces of the state public school of São Paulo teachers construct territorialities. We carried out the study in a newly constructed school unit located in the municipality of Itaquaquecetuba, in the metropolitan region of São Paulo, characterized by high social vulnerability and the availability of diverse spaces. Based on the teachers' speech, supported by GOODSON (1992), we list the working conditions that most impact the time of the daily work of the teacher, and then understand in which school spaces teachers construct territorialities. It is a qualitative research supported by BOGDAN and BIKLEN (1994) and GATTI (2006), with data collection, based on semi-structured interviews with the teachers of the final years of elementary and secondary education. We have used HARVEY (2014) and HARGREAVES (2014) proposals to discuss the impacts of time on teaching work, as well as SAQUET's proposals (2009, 2011 and 2015) regarding the constitutive elements of the concept of territoriality. We used as methodological bibliographical procedure, supported in GIL (2002), and documentary, supported in SILVA; ALMEIDA and GUINDANI (2009). When we relate working conditions, time and teaching space we point to a reality that ends up converging to the confinement of teachers, almost exclusively, to classrooms reducing the territoriality of the teacher and consequently restricting, and denying, access to other spaces students in the school in which they work and study. Neste trabalho buscamos relacionar condições de trabalho, tempo e espaço para compreendermos como e em quais espaços da escola pública estadual de São Paulo os professores constroem territorialidades. Realizamos o estudo em uma unidade escolar recentemente construída localizada no município de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, caracterizada pela alta vulnerabilidade social e por possuir disponibilidade de espaços diversos. A partir da fala dos professores, apoiados em GOODSON (1992), elencamos as condições de trabalho que mais impactam no tempo do labor diário docente para em seguida compreendermos em quais espaços da escola os professores constroem territorialidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiado em BOGDAN e BIKLEN (1994) e em GATTI (2006), com coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas com os docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Lançamos mão das proposições de HARVEY (2014) e de HARGREAVES (2014) para discutirmos sobre os impactos do tempo sobre o trabalho docente, assim como as proposições de SAQUET (2009, 2011 e 2015) no que se refere aos elementos constitutivos do conceito de territorialidade. Utilizamos como procedimento metodológico bibliográfico, apoiados em GIL (2002), e documental, apoiados em SILVA; ALMEIDA e GUINDANI (2009). Ao relacionarmos condições de trabalho, tempo e espaço docente apontamos para uma realidade que acaba por convergir para o confinamento dos docentes, quase que exclusivamente, às salas de aula reduzindo a territorialidade do professor e por consequência restringindo, e negando, o acesso aos demais espaços públicos do prédio escolar pelos docentes e pelos alunos dentro da própria escola na qual trabalham e estudam.
Keywords
Teaching WorkTime And School Space
Teaching Territoriality
Trabalho Docente
Tempo E Espaço Escolar
Territorialidade Docente
Collections
- PPG - Educação [287]