Horta Da Vida: Uma Cartografia Entre Adolescentes Em Conflito Com A Lei E Uma Experiência Educacional

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Data
2017-02-24
Autores
Limongelli, Rafael Moraes [UNIFESP]
Orientadores
de Carvalho, Alexandre Filordi [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The objective of this study is to produce a cartography of the teenagers in conflict with the law related with function-educator and incited by the experience “Garden of Life” realized at Unidade de Internação - Vila Leopoldina of Fundação CASA with teenagers, families, officials and teachers. For that, it’s necessary to make reference to a genealogy of discursive forces that compose the lowest (menor) and the teenager in conflict with the law (PASSETTI, 1990, 1995; SILVEIRA, 2009; AUGUSTO, 2013), as well as position that genealogy to build a cartography of the scenery which compose the social education action of Fundação CASA. That cartography is possible due to an archive built by the researcher between 2010-2012, period in which he acts as a teacher at Fundação CASA Vila Leopoldina. This study works with the theoretical reference of Foucault (1979, 1988, 1999, 2004, 2010a, 2010b), Guattari (2013), Deleuze (2006, 2007 and 2010) and Kastrup (2007). Delving into the possibilities emerged from a function-educator, we intend to posit reflections about the hypothesis of the existence of non-places within an educational experience, producing territories to the affirmation of creation and inventiveness.
O objetivo desta pesquisa é a produção de uma cartografia com a paisagem constituída em torno do adolescente em conflito com a lei agenciado pela função-educando e disparada pela experiência “Horta da Vida” realizada em 2012, na Unidade de Internação - Leopoldina da Fundação CASA entre adolescentes, famílias, funcionários (as) e educadores (as). Para tanto, é preciso referenciar uma genealogia dos enunciados e forças discursivas que compõem e tramam o menor e o adolescente em conflito com a lei (PASSETTI, 1990, 1995; OLIVEIRA, 2005; AUGUSTO, 2013), bem como posicionar essa genealogia para operar uma cartografia da paisagem – campo de agenciamentos e território de observação – que compõe a ação socioeducativa e educativa da Fundação CASA. Essa cartografia se torna possível através de um arquivo constituído pelo pesquisador no período de 2010-2012, em que atuou como professor da rede pública de São Paulo junto aos jovens (escritos e desenhos entre cartas, diários, trabalhos, avaliação, músicas, etc.) e suas conexões com normativas institucionais, orientações pedagógicas, orientações técnicas e legislações. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia na abordagem que Foucault (1979, 1988, 1999, 2004 e 2010a, 2010b) esboçou por arqueologia e os apontamentos de Guattari (2013), Deleuze (1992, 2012a, 2012b, 2014) e Kastrup (2007) sobre cartografia e devir. A hipótese do trabalho sustenta que as ações que operam em linhas de fuga forçam escandir o campo de agenciamento em que se trama a educação na Fundação CASA, fazendo insurgir não-lugares, bolsões de novos possíveis, afectos e perceptos até então indizíveis (COSTA, 2000; TÓTORA, 2005; CARVALHO, 2014). Práticas menores, como a “Horta da Vida”, podem operar por desmontagem no maquinário que as envolve e as produz, fazendo ruir posicionamentos e representações estanques.
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