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O papel do farmacêutico na educação médica

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TCC_Tainá Zanotto Breda.pdf (528.4Kb)
Data
2018-11-30
Autor(a)
Breda, Tainá Zanotto [UNIFESP]
Orientador(a)
Fonseca, Fernando Luiz Affonso [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadado
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Resumo
A propaganda de produtos farmacêuticos é uma prática desenvolvida desde o período imperial, sendo os medicamentos os produtos de maior enfoque nos anúncios. Porém, com o passar dos anos, foi-se introduzindo regulamentações e decretos responsáveis pelo controle da propaganda no setor farmacêutico. A educação médica continuada vai além da formação acadêmica, visto que manter-se atualizado é um dos pré-requisitos para que o médico possa realizar o diagnóstico correto e avaliar o tratamento mais adequado à condição de cada paciente. Dessa forma, é importante ressaltar o papel do farmacêutico juntamente com a indústria em oferecer conteúdos relevantes à classe médica, dentro das regulamentações propostas. O farmacêutico é o profissional da área da saúde que possui conhecimentos específicos referente às moléculas disponíveis no mercado e como elas atuam no organismo, podendo levar aos consultórios por meio da propaganda médica ainda mais informações referentes a novos tratamentos. Portanto, o presente estudo tem por objetivo mensurar a percepção da classe médica em relação ao papel do farmacêutico na complementação de sua formação. Para avaliação do perfil dos médicos, foi elaborado um questionário descritivo e de cunho exploratório com 63 médicos de diversas especialidades e regiões do país, abordando quais os meios em que estes profissionais se atualizam, bem como quais seriam os melhores formatos para recebimento de conteúdo, afim de que o farmacêutico, dentro da indústria, seja em áreas internas de suporte ou por meio da propaganda médica possa munir o médico de informações relevantes e novos tratamentos disponíveis dentro da indústria. Foi possível observar que, de acordo com a visão da classe médica, considerando a base de dados obtida, 61% acreditam que o papel do farmacêutico e da indústria seja relevante para sua atualização científica e 67% confia nas informações que o representante lhe traz. Portanto, conclui-se que o representante da indústria farmacêutica é considerado como peça importante no processo de educação médica continuada, sendo percebido como um disseminador de conteúdo relevante, principalmente quando possui formação específica na área da saúde.
Palavras-chave
Educação Médica
Propaganda
Área da Saúde
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49852
Coleções
  • Farmácia [203]

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